Página  >  Edições  >  N.º 168  >  Matrículas verdes identificam delinquentes sexuais

Matrículas verdes identificam delinquentes sexuais

DELIRIO REPRESSIVO - I

Os Estados do Wisconsin, Ohio e Alabama, nos Estados Unidos, vão aprovar legislação que obrigará ex-condenados por delitos sexuais graves a usarem uma matrícula de cor verde na viatura e os impedirá de conduzir carros de aluguer.
"Os delinquentes sexuais tiveram durante muito tempo oportunidade de observar as nossas crianças. Agora é a nossa vez de os vigiarmos", diz o senador republicano do Wisconsin Joel Kleefisch, autor do projecto de lei, que se refere a esta iniciativa como "um instrumento que visa proteger as crianças".
No Ohio, e a ser aprovada, a legislação prevê o uso de placas de matrícula verde fluorescente. A lei foi baptizada de "Lei Kristem", em homenagem a Kristem Jackson, de treze anos, assassinada em 2002 por um vizinho, anteriormente condenado por delito sexual, que lhe havia proposto dar uma volta de carro.
Para Carl Wicklund, director da Associação Americana para a Liberdade Condicional, estas medidas não constituem uma solução. "Estas medidas criam um falso sentimento de segurança e não irão impedir novos crimes desta natureza, já que a maioria das agressões de carácter sexual dão-se entre pessoas com relações próximas", diz Wicklund, receando que os ex-condenados possam vir a constituir uma presa fácil de represálias por parte da população. 


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 168
Ano 16, Junho 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo