Página  >  Edições  >  N.º 166  >  Proposta de inserir folha de coca no escudo de armas da Bolívia causa polémica

Proposta de inserir folha de coca no escudo de armas da Bolívia causa polémica

DÁ QUE PENSAR 

A recente proposta feita por organizações sociais próximas do presidente Evo Morales de inserir a folha de coca no escudo de armas da Bolívia suscitou a reprovação de sectores conservadores e intelectuais. A medida foi defendida por membros do partido no poder, "Movimento Ao Socialismo". O partido do presidente Evo Morales, que já foi um plantador de coca, defende a legalização internacional da folha.
"A coca representa apenas os departamentos produtores de La Paz e Cochabamba. Se a população pretende vê-la como símbolo regional que o faça, mas não se pode obrigar todo um país a considerá-la como tal", disse Mariano Aguilera, do partido "Autonomia Para a Bolívia". Ruben Dario, do partido da oposição "Podemos", de direita, afirmou, por seu lado, que não se deve esquecer que "a coca deu da Bolívia uma imagem de produtora de cocaína".
A Bolívia é o terceiro produtor mundial de coca, um produto utilizado pela população indígena como suplemento nutricional e às vezes médico, assim como para rituais ancestrais. A substância base para a fabricação da cocaína é extraída de um dos 14 alcalóides da coca. Outro desses 14 alcalóides é utilizado para a fabricação da Coca-Cola.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 166
Ano 16, Abril 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo