Página  >  Edições  >  N.º 166  >  Et la femme est l'avenir de l'homme

Et la femme est l'avenir de l'homme
Realizam-se no próximo dia 9 eleições presidenciais em Timor-Leste. A sucessão de Xanana (que não se recandidata e já disse que sentiu mais dificuldades na Presidência da República do que na guerrilha) será encontrada num conjunto de oito candidatos, entre os quais uma mulher, Lúcia Lobato, apoiada pelo PSD timorense.
Alguns dias mais tarde, no dia 22, quatro mulheres lutam pela Presidência da França, numa disputa entre doze candidatos. São elas, Marie-George Buffet, 57 anos, antiga ministra da Juventude e Desportos, de 1997 a 2002, que se candidata pelo Partido Comunista; Arlette Laguiller, 67 anos, deputada europeia de 1999 a 2004, que se candidata pela Luta Operária; Ségolène Royal, de 53 anos, ministra da Família e ministra do Ambiente, que se candidata pelo PS, e Dominique Voynet, de 48 anos, antiga ministra do Ordenamento do Território, que se apresenta em nome dos Verdes
Embora marcadas para 2008, as presidenciais americanas (para substituir Bush) já estão em marcha e a movimentar nomes sonantes, como o de Hillary Clinton, empenhada em conseguir a nomeação do respectivo partido para disputar o cargo que já foi do marido dela.
Em teoria, mesmo contra pesos pesados como Ramos Horta, Lúcia Lobato poderá vir a ser Presidente de Timor-Leste e enfrentar desafios muitos difíceis para consolidar uma verdadeira independência e conquistar, internacionalmente, a credibilidade do mais jovem país de língua oficial portuguesa.
Ségolene Royal também poderá ser eleita presidente ? como as probabilidades e algumas sondagens admitem ? e ter de assumir, a par da actual chanceler alemã Angela Merkel, um papel chave na condução da União Europeia. Os desafios que se colocam a quem suceder a Chirac são enormes, tendo em conta, desde logo, algumas feridas recentes, que se manifestaram nas periferias das grandes cidades francesas.
E que dizer do que Hillary pode esperar se conquistar a Casa Branca? Bush vai deixar por resolver o problema que criou no Iraque. Mas nos Estados Unidos, em França ou até mesmo em Timor-Leste "Le poète a toujours raison // Qui voit plus haut que l'horizont // Et le future est son royaume // Face aux autres generations // Je déclare avec Aragon // La femme est l'avenir de l'homme".

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 166
Ano 16, Abril 2007

Autoria:

Júlio Roldão
Jornalista do Jornal de Notícias
Júlio Roldão
Jornalista do Jornal de Notícias

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo