Página  >  Edições  >  N.º 166  >  XXI Encontro Galaico-Português de Educadores(as) pela Paz

XXI Encontro Galaico-Português de Educadores(as) pela Paz

No fim de semana de 4 a 6 de Maio terá lugar na cidade de Chaves o XXI Encontro Galaico-Português de Educadores pela Paz.
Como tem acontecido com todas as outras edições anuais, também esta é organizada pelas associações «Educadores(as) pola Paz - Nova Escola Galega», pelo Departamento de «Pedagoxía e Didática da Universidade da Coruña», pelo Movimento dos Educadores para a Paz de Portugal (MEP) e pela «Asociación Galego-Portuguesa de Educación para a Paz (AGAPPAZ). Este ano juntam-se a estes promotores tradicionais a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Pólo de Chaves), colaborando ainda os Municípios de Chaves e de Lugo, a região de turismo de Chaves e o Sindicato dos Professores do Norte (SPN).
Nesta edição, servirá de tema de fundo para o debate «a perspectiva de género na cultura da paz».
O encontro terá inicio na sexta-feira, dia 4, pelas 18 horas, com uma sessão de jogos cooperativos, a cargo de Belén Piñero e Xesus R. Jares, à qual se seguirá uma mesa redonda sobre «A violência de género. Situação e perspectivas na Galiza e em Portugal». Intervirão nesta sessão Maria José Magalhães, professora da faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Ana Míguez, presidente do colectivo feminista «Alecrín de Vigo».
A manhã de sábado será dedicada ao tema «A perspectiva de género na educação», tendo previstas duas intervenções, uma a cargo de Ana Paula Canotilho, professora da Escola Secundária de Valbom (Portugal), e outra a cargo de Cármen D. Simon, orientadora do IES Lucus Augusti de Lugo.
Durante a tarde de Sábado os participantes poderão distribuir-se entre seis oficinas de trabalho que funcionarão em simultâneo: «Dançaterapêutica», por Maria Antónia Pereira, arte-educadora de Paraiba (Brasil); «As questões de género na sala de aula», por Artemiza Coimbra, professora na Escola EB 2/3 de Jovim (Portugal); «Expressão dramática na cultura da Paz», por Marcelino de Sousa Lopes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Pólo de Chaves (Portugal); «Poemas para trabalhar a Paz: construir a Pomba», por Bernardo Carpente, mestre em Vigo e membro da direcção da AGAPPAZ (Galiza); «Modos de socialização e justiça de género», por Ana Iglesias e Ana Sánchez, professoras da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha (Galiza); «A relaxação e a risoterapia na educação: jogos, danças e exercícios», por Montserrat Sanmartin Gómez, psicóloga e risoterapeuta em Vigo (Galiza).
A manhã de domingo, dia 6, vai ser reservada para a «Apresentação de experiências, comunicações e materiais», a avaliação do encontro e a assembleia anual da Associação Galego-Portuguesa de Educação para a Paz (AGAPPAZ).
O encontro será encerrado ao fim da manhã com a «SOLTA DA POMBA DA PAZ» no jardim das termas de Chaves. Os cidadãos de Chaves são convidados a manifestar-se em conjunto com os participantes no encontro pela Paz.

Mais informações:
Os interessados em participar podem contactar os organizadores usando os seguintes meios:
Galiza:
Nova Escola Galega: telefone e fax: (0034) 981 562 577
Email: agappaz@mundo-r.com
Portugal:
Helena Proença. tel. 212 156 303 ou helena.proenca@netvisao.pt

Alojamento e sessões plenárias: Hotel Acquae Flavie (Chaves)
Oficinas e outras actividades: UTAD, Pólo de Chaves

Preços:
Inscrição e pensão completa em quarto duplo:
a) sócias(os) da NEG, do MEP, da AGAPPAZ, estudantes e desempregadas(os) (até 15 de Abril): 125 ¤. Depois dessa data: 130 ¤
b) Outras(os) participantes: inscrição até 15 de Abril 130¤. Depois dessa data 135¤.
Só inscrição:
a) Até 15 de Abril: sócios 30¤ . Outros participantes: 40¤
b) Depois de 15 de Abril: sócios, estudantes e desempregadas(os): 40 ¤. Outros 50¤.
É entregue certificado oficial a todos os participantes


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 166
Ano 16, Abril 2007

Autoria:

José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.
José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo