Página  >  Edições  >  N.º 165  >  Montra

Montra
O Novo Estatuto da Carreira Docente
Respostas para uma profissão em mudança
António Basílio e João Nogal / pp. 288
Edições ASA

Quais as principais mudanças? Que carreira construir? Que processos profissionais e organizacionais vão ser desencadeados? Como progredir na carreira docente e aceder ao estatuto de professor titular? Como vai ser feita a avaliação e a supervisão? Uma edição anotada por especialistas que responde a todas estas matérias.

Técnicas e Jogos Cooperativos para todas as Idades
Colecção Práticas Pedagógicas
Xesús R. Jares / pp.319
Edições ASA

"Não escapa a ninguém a importância que o jogo tem no desenvolvimento da personalidade, fundamentalmente nas primeiras etapas do desenvolvimento humano (...) ", frisa o autor no prefácio à terceira edição deste livro.

Socialização Escolar e Profissional dos Jovens
Projectos, estratégias e representações
Natália Alves / pp. 83
Colecção Cadernos SÍSIFO 1
Educa | Unidade de I & D de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

"A relação inversamente proporcional que se verifica entre a taxa de reprovação dos filhos e a qualificação académica dos progenitores, expressa a maior vulnerabilidade dos jovens provenientes das famílias detentoras de reduzidos capitais escolares ao insucesso escolar. Para este grupo de jovens, o insucesso apresenta-se ainda hoje como um obstáculo difícil de transpor." Um estudo sobre o insucesso escolar que resulta de um questionário aplicado a alunos do 9º e 12º anos de escolaridade de escolas das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e da cidade de Portalegre.

As Raízes Históricas dos Modelos Actuais de Educação de Pessoas Adultas
Florentino Sanz Fernández/ pp. 88
Colecção Cadernos SÍSIFO 1
Educa | Unidade de I & D de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

São os adultos, maiores de 25 anos da Finlândia, Dinamarca e Suécia que mais participam em processos formativos, uma participação superior a 50%. O objectivo estabelecido na Estratégia de Lisboa para o ano de 2010, previa que essa participação da população adulta europeia (entre os 25 e 64 anos) alcançasse o valor medido de 15%. Em 2003, Portugal alcançava segundo dados da OCDE uma participação um pouco superior a 10%. Neste caderno publica-se a versão integral do texto que serviu de base à conferencia proferida pelo autor num ciclo de conferencias organizadas em 2004, em Lisboa, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A Regulação das Políticas Públicas
Espaços, dinâmicas e actores
João Barroso (Organização) / pp. 262
Colecção Ciências da Educação
Educa | Unidade de I & D de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

A publicação destina-se a apresentar os resultados de uma investigação realizada pela equipa portuguesa do Projecto "Reguleducnetwork" que no caso de Portugal analisou a as politicas públicas de educação e a sua regulamentação intermédia ao nível das Direcções Regionais de Educação e dos Municípios. A interdependência entre escolas e a sua regulamentação interna. A equipa portuguesa foi coordenada por João Barroso e integrou os seguintes investigadores: Natércio Afonso, João Pinhal, Sofia Viseu, Luís Leandro Dinis e Berta Macedo.

Para a Compreensão Histórica da Infância
Rogério Fernandes, Alberto Lopes, Luciano Mendes de Faria Filho (Organização)/ pp. 362
Campo de Letras

"Os cenários onde a infância desenha os seus percursos formativos contêm materiais, solicitam práticas, obedecem a representações que antecipam o futuro e que incorrem no perigo de se constituírem como práticas coloniais. Onde fica a criança? Os textos aqui presentes não abordam toda a gama de problemas. São um contributo para a compreensão histórica da infância." Retirado do prefácio.

Dialogicidade e Representações Sociais
As dinâmicas da Mente
Ivana Marková / pp. 307
Editora Vozes

"A dialogicidade é uma condição sine qua non da condição humana, é esta capacidade que nos garante a permeabilidade necessária para a manutenção e recriação da vivência em sociedade." Uma obra de importância na área da Psicologia Social.

Introdução à Sociologia Política
Politica e sociedade na modernidade tardia
Carlos Eduardo Sell / pp. 215
Editora Vozes

Adágio ? Revista do Centro Dramático de Évora
Número 40/41 Outubro 2006 / pp. 163

Neste número é feita uma retrospectiva dos 30 anos de actividade do CENDREV. E uma revisitação ao dramaturgo Ibsen, autor do livro Teatro de Protesto.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 165
Ano 16, Março 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo