Página  >  Edições  >  N.º 162  >  Dia a dia

Dia a dia
Quase 60 por cento dos portugueses consideram sindicatos "importantes"

Os sindicatos têm uma imagem "globalmente positiva" junto da opinião pública portuguesa. Quase 60 por cento (...) consideram-nos "importantes para a defesa dos trabalhadores". A percentagem de 58,7 por cento dos que acham os sindicatos "importantes" é claramente superior à dos 32,5 por cento que os consideram "pouco importantes" e dos 8,8 por cento que os encaram como "nada importantes".
Público
03.11

Salário mínimo tem vindo a perder poder de compra

Os portugueses que em 2001 ganhavam o salário mínimo nacional conseguiam adquirir mais bens e serviços do que os que hoje também recebem como retribuição esse salário. (...) A degradação do salário mínimo nacional é também visível quando se compara a sua evolução com o que se passou em Espanha. Os 390 euros do salário português de 2001 (valor mensal multiplicado por 14 salários), tinham nesse ano um poder de compra semelhante aos 433 euros ganhos nessa altura pelos espanhóis (...).
Público
06.11

Desemprego afecta mais os docentes

As profissões intelectuais e científicas, representam 26% do total de diplomados que estão sem emprego, seguem-se os docentes do ensino superior e secundário, com 20% e, por fim, as profissões relacionadas com ciências físicas, matemáticas e engenharias, com 12%.
Diário Económico
07.11

CGTP diz que orçamento esquece interesse das pessoas

O secretário-geral da CGTP-IN, Carvalho da Silva, afirmou (...) que o interesse das pessoas está "ausente" no Orçamento de Estado (OE) para 2007. "Este OE coloca o enfoque nos cifrões e como a distribuição da riqueza é cada vez mais injusta, o interesse das pessoas está muito ausente deste orçamento", defendeu.
Metro
09.11

OE 2007 não garante salários a metade das universidades

As verbas do Orçamento do Estado (OE) que vão ser transferidas para as instituições de ensino superior não cobrem as despesas com pessoal em metade das 14 universidades e em cinco dos 15 institutos politécnicos públicos. A análise, que não contabiliza os aumentos salariais e os descontos que as escolas vão ter que fazer para a Caixa Geral de Aposentações, resulta da comparação entre o que o Governo pretende transferir em 2007 e o que está previsto ser pago em remunerações certas e permanentes em 2006.
Jornal de Negócios
13.11

Salário mínimo real cresceu abaixo da produtividade desde 2003

O salário mínimo nacional medido em termos reais (descontando o efeito da inflação) tem vindo a crescer abaixo da produtividade desde 2003. A perda de valor consecutiva registada em cada um dos anos levou a um diferencial acumulado face à produtividade de 1,8%.
Diário de Notícias
14.11

Um terço das chamadas denunciou agressões físicas

Pelo menos três em cada dez docentes que contactaram a Linha SOS Professor, em funcionamento desde Setembro, admitiram ter sido vítimas de agressões físicas, situações de violência que ocorrem sobretudo no 1º ciclo, segundo um relatório divulgado pela Associação Nacional de Professores.
Diário de Notícias
14.11

Docentes criticam contratação directa

As escolas vão poder contratar professores através de anúncios nos jornais em situações como a substituição de docentes de baixa ou para desenvolver projectos de combate ao insucesso. O novo regime já tinha sido apresentado em Julho, mas o documento só ontem foi enviado aos sindicatos. (...) Os professores temem que a medida abra portas ao amiguismo e à arbitrariedade.
Diário de Notícias
15.11

Experiência de vida dará equivalência ao 12.° ano

A partir do próximo ano, os adultos que tenham os estudos incompletos e pretendam obter um diploma do 12° ano, podem dirigir-se a um dos 60 Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências dos 271 que já funcionam - e provar que têm aptidões profissionais equivalentes a esse grau de ensino.
Jornal de Notícias
16.11

Funcionários públicos com vínculo privado são 40 mil

Cerca de quarenta mil dos 568 mil funcionários públicos existentes no país têm vínculo laboral igual ao do sector privado (contrato individual de trabalho) mas "o objectivo é alargar progressivamente essa realidade", revelou (...) o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo.
Diário Económico
16.11

Governo conta reduzir em 5000 o número dos contratados

Maria de Lurdes Rodrigues garantiu (...) na Assembleia da República, que o Governo não pretende colocar professores na lista dos supranumerários. Contudo, admitiu que o Ministério da Educação espera reduzir em cerca de 5000 o número de professores contratados, no próximo ano, estando a preparar um "projecto de reconversão profissional dos docentes com horário zero", cerca de 2000.
Semanário
17.11


Horários alargados geram problemas em todo o País

Escolas sem actividades extracurriculares ou com a oferta limitada a poucos alunos, furos, faltas de monitores e ausência de apoio para alunos com necessidades especiais. As queixas sobre os prolongamentos de horários no 1.º ciclo surgem de norte a sul. O Ministério da Educação diz que decorre uma fase de avaliação e que os problemas detectados serão resolvidos
Diário de Notícias
20.11

Autores contra nova terminologia gramatical

José Saramago, Vasco Graça Moura, Eduardo Prado Coelho e Maria Alzira Seixo são quatro dos nove nomes que pedem a suspensão imediata da aplicação da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), que prevê a actualização da nomenclatura gramatical portuguesa. O abaixo-assinado (...) é dirigido à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Para os signatários, entre eles alguns professores de Linguística e Literatura, a TLEBS é "incorrecta e abstrusa, inadaptável a certos níveis etários e ocasionadora de graves dificuldades de aprendizagem, molestação da língua, formação de deficientes modelos de pensamento".
Público
21.11

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 162
Ano 15, Dezembro 2006

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo