Página  >  Edições  >  N.º 162  >  Montra

Montra
Uns com os Outros
Quando o individualismo cria laços

François de Singly/ pp. 262
Instituto Piaget

Esta obra da autoria de um dos melhores especialistas da actualidade no estudo dos laços sociais, sobretudo familiares, aborda de forma indirecta as questões escolares. Numa época em que são tantos os discursos sobre "perda de referências" e em que a nostalgia de que uma idade de ouro volte de novo, asfixiando o pensamento construtivo, este livro traz-nos uma reflexão estimulante que pode esclarecer os debates actuais.

Diagnóstico em Educação
Teorias, modelos e processos

Luis Sobrado Fernandéz/ pp. 388
Instituto Piaget

Nesta obra o autor apresenta uma série de reflexões teóricas sobre o Diagnóstico em Educação necessárias para o desenvolvimento desta área científica, bem como a sua imprescindível projecção aplicada, ao dirigir-se especialmente a profissionais da educação (professores, educadores, orientadores, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos escolares) e a estudantes das ciências da educação.

Os Manuscritos do Mar Morto

André Paul/ pp. 298
Instituto Piaget

Uma Introdução ao Protestantismo

Manuel Pedro Cardoso/ pp. 242
Instituto Piaget

Como Educar Filhos Autónomos e Responsáveis
Porque os adultos fazem-se na infância

Susanna Arànega Español e Rosa Guitart Aced / pp. 105
Edições Asa

Autonomia, responsabilidade, respeito para consigo próprio e para com os outros. Entender a educação em parte da sua complexidade conhecendo alguns dos elementos que nela intervêm. Esta obra pretende dar aos pais as informações necessárias para observar e tentar compreender os filhos, numa altura em que a tarefa de ser pai e mãe é cada vez mais um desafio.

A Difusão do Nativismo em África
Cabo verde e Angola ? séculos XIX e XX

José Marques Guimarães/ 414
Editora África Debate (africadebate@yahoo.com)

Nesta dissertação de mestrado que resultou em livro, o autor começa por identificar os sentimentos e as atitudes políticas que caracterizam a génese do desenvolvimento do nativismo no Brasil, que resultará na libertação do domínio colonial português, em 1822. De seguida, aponta a hegemonia do Brasil nas relações com as colónias portuguesas de África desde a segunda metade do século XVIII como factor determinante da difusão do nativismo em Cabo Verde e Angola, concluindo com a importância deste para a luta de libertação nacional destes dois países.

Adimplenda est Bolonia!
É preciso cumprir Bolonha!

Fernando dos Santos Neves et alii/ 369
Edições Universitárias Lusófonas

Além dos ensaios do seu principal autor e dos "textos oficiais" e outros "documentos anexos", este livro reproduz também o essencial das comunicações que, por iniciativa da reitoria da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, vários especialistas na matéria introduziram no debate sobre "A Declaração de Bolonha e o Ensino Superior em Portugal".

A Crise das Identidades
A interpretação de uma mutação

Claude Dubar/ pp. 206
Edições Afrontamento

Nesta obra Claude Dubar retoma, aprofunda e alarga algumas das teses já desenvolvidas e anunciadas no livro A Socialização. Apoiado no reconhecimento de que a modernidade ? social, económica e política ? segrega não só contradições estruturais e conflitos sociais, mas também crises pessoais, o autor propõe-nos uma análise das relações entre a crise da modernidade e a crise de identidades.
(Retirado do prefácio)

A Desmotivação dos Professores

Jurjo Torres Santomé/ pp. 154
Edições Pedago (edicoes-pedago@pedago.pt)

Neste livro, o autor analisa alguns dos factores que estão na origem da desmotivação dos professores. Explicando que os processos de globalização transportam consigo novas formas de pensar, de falar, de actuar, de decidir e de se relacionar, o autor conclui que, nestes cenários de globalização, as instituições educativas entram aceleradamente em crise por se relacionarem com um mundo diferente, cujas verdades não eram desafiadas nem colocadas em questão com tanta facilidade.

Para Além do Espectáculo do Terrorismo
A incerteza global e o desafio dos novos media

Henry A. Giroux/ pp. 110
Edições Pedago

"O livro de Henry Giroux desperta-nos para os modos como os novos media proliferam e fazem circular imagens e ideias de terror que comandam as nossas vidas, pervertem a nossa pedagogia, delimitam a nossa democracia. Leitura recomendada para quem queira compreender os nossos tempos, as nossas políticas, as nossas possibilidades".
(Comentário de David Theo Goldberg, University of California, Irvine)

Conheça Bem Eduque Melhor
Crianças e jovens

Angela Cristina Munhoz Maluf/ pp. 133
Editora Vozes

As crianças e os jovens necessitam muita da nossa atenção. Neste livro temos oportunidade de conhecer melhor os seus comportamentos e necessidades em diferentes fases do seu desenvolvimento. Cada criança e cada jovem têm o seu modo característico de ser e de agir sobre o mundo, trazendo-nos desafios constantes, fazendo brotar as nossas dúvidas, impulsionando-nos para conhecer mais sobre eles e sobre a educação de um modo geral.

Rituais e Brincadeiras

Vera Barros de Oliveira/ pp. 163
Editora Vozes

Este livro mostra como os rituais e as brincadeiras são situações privilegiadas de formação de personalidade e desenvolvimento saudável do ser humano, em todo o seu ciclo vital. Com base em recentes investigações no campo da Psicologia e da Educação, este é um texto escrito de forma didática, que pode ser lido com proveito por profissionais das áreas associadas à Educação e à Saúde.

Diciopédia X
Enciclopédia Multimédia

Porto Editora

A Diciopédia X é a edição comemorativa do 10º aniversário da enciclopédia multimédia da Porto Editora. Completamente reestruturada, permite aceder de forma rápida e intuitiva aos mais de 380 mil documentos presentes no seu DVD-Rom. Um verdadeiro banco de recursos que inclui oito dicionários e um atlas mundial.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 162
Ano 15, Dezembro 2006

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo