Página  >  Edições  >  N.º 160  >  Sobre o ensino da matemática

Sobre o ensino da matemática

Leio num título da página 17 do DN de hoje que o Governo vai gastar nove milhões de euros para melhorar as  notas em Matemática.
Em Portugal houve uma excepcionalíssima experiência de ensino da Matemática, a experiência em que o  professor Sebastião e Silva no início da década de 70 preparou e orientou um conjunto de professores do Secundário que, depois,  apoiados num texto por ele elaborado, leccionaram um programa  inteiramente inovador para o 10 e 11º anos em turmas experimentais que funcionaram nalguns liceus de Lisboa.
Esta experiência, que foi certamente do melhor que se fez na Europa,  teve um êxito notável, e há antigos alunos que a seguiram,  alguns professores universitários de Matemática e Física,  que a recordam como tendo tido grande influência na sua formação. Infelizmente, o Professor Sebastião e Silva morreu pouco depois e não pode dar continuidade a esta iniciativa. 
Pouco depois do 25 de Abril,  o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação editou em livros, com a tiragem de 20.000 exemplares,  os textos policopiados na altura  já esgotados do curso, e,  ainda,  um manual para orientação dos professores para  efeito preparado  pelo Professor Sebastião e Silva .
Estes livros, de que o Ministério da Educação tem o direito de edição, e de que deve haver ainda exemplares nos seus armazéns, desapareceram completamente das livrarias.
Penso que, neste momento, para além do relançamento da divulgação do curso,  o Ministério deveria estimular entre os professores uma reflexão sobre o ensino da Matemática com base, exactamente, no manual do Professor Sebastião e Silva., que bem podia ser oferecido a todos os professores. Mesmo em termos puramente financeiros,  penso que será  a acção com maior  rentabilidade que o Ministério pode desencadear.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 160
Ano 15, Outubro 2006

Autoria:

António Brotas
Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico
António Brotas
Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo