Página  >  Edições  >  N.º 160  >  A obesidade aumenta de forma alarmante na Europa

A obesidade aumenta de forma alarmante na Europa

MAL ALIMENTADOS

A obesidade aumenta a uma «velocidade alarmante» na Europa, onde um em cada quatro homens e uma em cada três mulheres padecem do problema, segundo dados difundidos pela Comissão Europeia.
«Os valores do excesso de peso e da obesidade aumentam a uma velocidade alarmante. Cerca de 27 por cento dos homens e 38 por cento das mulheres são considerados hoje em dia obesos na Europa, diz um estudo da comissão.
De acordo com os números revelados, «cerca de 14 milhões de crianças europeias sofrem de excesso de peso e mais de três milhões delas são obesas». O número de crianças com peso a mais aumenta à razão de 400.000 por ano.
A obesidade constitui um factor de risco para muitas doenças graves como as cardiopatias, diabetes, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e certo tipo de cancro.
Calcula-se que as doenças promovidas pela obesidade representem, pelo menos, sete por cento do total dos gastos com a saúde na União Europeia.
Má e desregrada alimentação e falta de exercício físico são as principais causas da doença e devem ser evitadas na Europa, diz a Comissão Europeia.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 160
Ano 15, Outubro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo