Página  >  Edições  >  N.º 160  >  Filme «animal» em exibição

Filme «animal» em exibição

O Animal continua a sair da toca!... Equivale a dizer que a película parcialmente rodada no Visionarium ? Centro de Ciência do Europarque continua a poder ser vista nas salas de cinema nacionais. Para já o filme permanece em exibição no Grande Porto e na Grande Lisboa, a breve trecho poderá ser visto em múltiplas salas do país.
A estreia absoluta do filme em Portugal decorreu na última edição do Fantasporto, em Março, no Grande Auditório do Teatro Rivoli. A fita concorreu na Secção Oficial de Cinema Fantástico e arrecadou o prémio para o Melhor Argumento e foi ainda distinguido com o Méliès de Prata.
No filme, cuja acção decorre num futuro próximo, o Visionarium serviu de cenário e sofreu uma transformação radical: para o efeito, foi convertido num autêntico Departamento de Biologia Molecular. Eis como afinal a (sétima) Arte sabe casar com a Ciência.
A realização da película esteve a cargo de Roselyne Bosh (argumentista entre outros, do filme ?1492 ? A Conquista do Paraíso? de Ridley Scott e no qual contracenam Gérard Depardieu e Sigourney Weaver). Uma das curiosidades deste filme prende-se com avaliação de desempenho de Diogo Infante, a quem foi atribuído um dos papéis principais.
O enredo do filme faz-se em torno de um investigador que, após algumas pesquisas, descobre uma forma de desactivar os genes responsáveis pela agressividade humana.
Para além do Visionarium, onde decorrem uma parte significativa das cenas, são reconhecíveis a Ponte Vasco da Gama, o Oceanário, bem como outros locais do Parque das Nações.

Sinopse do filme ?Animal?

Algures na Europa, um Departamento de Biologia Molecular, num campus universitário. Um jovem cientista, especialista em genética, o idealista Thomas Nielsen (Andreas Wilson) encontra um ?monstro? aprisionado, um assassino de mulheres, Vincent Iparrak (Diogo Infante) e tenciona estudar o ADN deste.
O investigador consegue convencer o assassino a servir de cobaia. Através de um pacto bizarro, com estranhas contrapartidas, Thomas vai ter de provar que ?estes impulsos homicidas? já existiam à nascença em Iparrak, e deste modo permitir-lhe-á escapar à pena de morte. Por seu turno, Iparrak compromete-se a deixar o cientista modificar o seu ADN a fim de erradicar o ?Animal? que existe nele.   
Todavia, as primeiras intenções de Thomas vão resultar numa alteração comportamental não esperada, bem ao jeito de um Thriller. Por uma sucessão de acasos, estes dois homens, a quem tudo opõe, vão fazer o caminho inverso um do outro?o assassino rumo à compaixão, o cientista rumo à agressividade.

Um filme para Visionar(ium) num cinema perto de si?

Fonte: Visionarium

Nota:
Pode ser visto nos cinemas da Lusomundo: Amoreiras, Olivais e Vasco da Gama, em Lisboa, e UCI- Arrábida Shopping e Lusomundo Dolce Vita, em Gaia e Porto, respectivamente.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 160
Ano 15, Outubro 2006

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo