Página  >  Edições  >  N.º 160  >  Fotografia de um bebé a mamar foi considerada uma imagem escandalosa por americanos

Fotografia de um bebé a mamar foi considerada uma imagem escandalosa por americanos

Uma imagem inocente de um bebé mamando, publicada na capa de uma revista dos Estados Unidos destinada a mães, gerou indignação em numerosos leitores que qualificaram a fotografia de desagradável e chocante.
?Chocou-me ver um peito gigante na capa de uma revista?, queixou-se uma leitora do Kansas, numa carta à redacção da revista ?Babytalk?. Senti-me ofendida e o meu marido sentiu-se muito incomodado quando deixei a revista sobre a mesa?, acrescentou.
 A revista recebeu mais de 5.000 cartas quando da publicação da fotografia, no número de Agosto.
Vários leitores afirmaram terem-se sentido ?agredidos? e ?ofendidos? por esta fotografia e uma mulher do Nevada disse que a dobrou de imediato para esconder a foto.
?Enojou-me ver um bebé preso ao seio da sua mãe?, escreveu uma mãe de um bebé de quatro meses. Outra declarou-se directamente ?horrorizada? quando recebeu a revista e espera que o seu marido não a tenha visto. ?Tive de arrancar a primeira página para que ninguém lá em casa a visse?, acrescentou.
Uma cadeia de televisão interessou-se pelo caso e realizou uma sondagem, interrogando várias pessoas de Nova Iorque que também se declararam agredidas por esta foto de capa.
A fotografia destinava-se a ilustrar um artigo sobre a controvérsia nos Estados Unidos sobre a amamentação em público. De acordo com uma sondagem realizada pela Associação Dietética dos Estados Unidos (American Dietetic Association), 57 por cento das pessoas estão contra a amamentação em público e 72 por cento considera que é ?inapropriado? mostrar uma mulher amamentado em programas televisivos.
A chefe de redacção da ?Babytalk?, Lisa Moran, disse à AFP que isso revela ?uma verdadeira divisão em matéria de puritanismo nos Estados Unidos?, surpreendendo-se que ?se possam ver celebridades (nas revistas cor de rosa) mostrando praticamente os seios e que ninguém se interrogue sobre a conotação sexual dessas poses?. ?Mas no caso particular da amamentação, muitos americanos sentem-se muito incomodados?, acrescentou, sublinhando que a reacção do público é mais surpreendente se tivermos em conta que as autoridades americanas procuram estimular o aleitamento materno.
?Toda a gente diz que o leite materno é bom para o bebé mas de facto essa prática tem muito pouco apoio?, acrescentou. ?Babytalk? foi a primeira revista a desafiar o tabu ao publicar uma foto de um seio na capa. Apesar da onda de criticas, a redacção disse que pode voltar a fazer o mesmo. ?Isto não nos assusta nada?, disse Moran. ?Estamos felizes e esperamos que isto ajude as mulheres a sentir-se mais estimuladas a amamentar?.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 160
Ano 15, Outubro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo