Página  >  Edições  >  N.º 159  >  New York Times defende direito de revelar segredos do governo americano

New York Times defende direito de revelar segredos do governo americano

O jornal norte-americano ?The New York Times? defendeu recentemente o seu direito a revelar a existência de um programa governamental de espionagem bancária, destinado a seguir a pista de movimentos financeiros de supostos terroristas. Desde a publicação do artigo, o jornal tem sido acusado de atentar contra a segurança nacional e ter atitudes anti-patrióticas.
O secretário do Tesouro americano, John Snow, afirmou numa carta enviada ao director-geral do New York Times, Bill Keller, que ?a decisão do New York Times foi irresponsável e constitui um duro golpe para a segurança dos americanos", acrescentando que o jornal ?destruiu um programa de contraterrorismo extremamente eficaz e alertou os terroristas sobre os métodos e as fontes utilizadas para seguir os seus movimentos". Antes deste responsável, o presidente George W. Bush havia também afirmado que as revelações do jornal foram "infelizes".
Após a troca de argumentos, o NY Times enfatizou que o seu artigo "não atenta contra a segurança?, contrariamente, por exemplo, a ?revelar a posição de tropas, comprometendo claramente a segurança imediata dos indivíduos".
O jornal denuncia a "tendência alarmista" do governo Bush, acusando-o de ter usado a necessidade de aumentar a vigilância contra o terrorismo como ?argumento a favor de um executivo extraordinariamente poderoso, isento dos controles e contrapoderes habituais no nosso sistema de governo".
Não se trata da primeira controvérsia entre o New York Times e o governo. O jornal havia sido criticado em Dezembro por ter revelado a existência de um programa de intervenção telefónica de cidadãos americanos sem autorização judicial.
Para Thomas Patterson, professor de Harvard especializado nas relações entre a imprensa e o governo, o ponto central do debate é outro. "A revelação das escutas era claramente do interesse público. O presidente optou por ignorar a lei?.
Para este analista, a administração Bush parece ser a principal responsável por esta situação porque, explica, "este governo tem um problema de credibilidade, com as suas afirmações a serem geralmente reveladas como meias verdades, e o Congresso, dominado pelo Partido do governo, não cumpre com o seu papel de controlo".


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 159
Ano 15, Agosto/Setembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo