Página  >  Edições  >  N.º 158  >  Em busca de uma nova identidade profissional docente

Em busca de uma nova identidade profissional docente

Belarmino era agora um velho pastor que desde menino guardara ovelhas. A sua vida tinha sido confinada a uma aldeia situada num vale rodeado de altas montanhas. Belarmino, apesar da idade avançada, jamais se aventurara para lá da meia encosta.  Um dia, talvez porque  a velhice o tornara menos lesto, deixou que uma ovelhita se escapasse monte acima. O velho pastor, em passo trôpego e lento,  foi-lhe no encalço.
A ovelha à frente e o pastor atrás subiram o monte até ao cimo. Chegados lá, enquanto a ovelhita se entretinha a tasquinhar umas ervas, o velho arregalou os olhos e maravilhou-se de espanto. Lá bem no alto Belarmino estendeu os olhos pelo vasto horizonte. Trémulo de emoção e espanto caiu de joelhos, abriu os braços em cruz e exclamou em voz alta: ?  Deus tenha piedade de nós! Oh meu Deus perdoa-me pelo que fiz na vida e pelo que não fiz, eu não sabia que o mundo era tão grande!
Quando oiço e vejo a actual ministra da educação a falar e a legislar sobre a escola portuguesa não posso deixar de recordar a história de Belarmino que me foi contada por uma das minhas avós. A impressão que me fica é que a Senhora Ministra nunca saiu do vale e desconhece a dimensão do mundo que o poder político lhe confiou. Mas porque a esperança é uma obrigação dos educadores, vou esperando que uma ovelhita se tresmalhe do rebanho e suba a montanha. E que a Senhora Ministra lhe vá no encalço. Talvez descubra que o horizonte é muito vasto e entenda que o que lhe parece apatia e desleixo é antes um profundo desejo dos professores em encontrar respostas para os problemas do seu quotidiano profissional e em construir uma nova identidade profissional docente. Saiba o poder  ler os sinais.
A quantidade de artigos, cartas e mensagens recebidas na PÁGINA nestes últimos dias mostram um corpo docente desgostoso e inquieto, mas com ideias e vontade de partir montanha acima. Na impossibilidade de publicar tudo o que nos chegou e merecia publicação, ficam neste EM FOCO, alguns textos que julgamos representativos do muito que os professores e educadores escreveram e divulgaram nestes dias. Saibamos escolher o caminho e caminhar juntos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 158
Ano 15, Julho 2006

Autoria:

José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.
José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo