Página  >  Edições  >  N.º 157  >  Um em cada dois pais diz que a escola ajuda a educar os filhos

Um em cada dois pais diz que a escola ajuda a educar os filhos

PAIS e ESCOLA

Um em cada dois pais (49%) considera que o papel da escola, além da transmissão de saberes, é o de educar o seu ou a sua filha, isto segundo uma sondagem promovida por uma Federação de Pais (UNAPEL), em França.
De acordo com o estudo, realizado junto de um grupo muito representativo de pais (sendo 80% pais de crianças a frequentar o ensino público e 20% o privado), os pais economicamente menos favorecidos esperam mais ajuda da escola (54%) e os da casa dos trinta anos são os que menos esperam (45%).
Curiosamente, quando interrogados sobre o papel e as competências que mais valorizam na escola, a maioria esmagadora dos pais não considera as aprendizagens escolares de carácter disciplinar mas elementos que lhe são periféricos.
Mais de 70 por cento considera que a escola tem um bom desempenho e que ela permite aos alunos aceder a um bom nível escolar (77%), que ensina suficientemente a comportar-se na relação com os outros (76%), que ela  favorece o desenvolvimento pessoal (75%) ou ainda que ela ensina suficientemente a vida cívica e social (71%).
Os pais consideram ainda estar satisfeitos com a sua relação com a escola e com o dialogo escola-família (78%), o que deixou contrariada a Federação de Pais que exigia mais direitos de intervenção dos pais na escola. A sondagem mostrou que uma coisa é o que os pais pensam e outra o que pensam as suas associações e os que falam em nome deles.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 157
Ano 15, Junho 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo