Página  >  Edições  >  N.º 157  >  Aluno repreendido na escola pela maneira de comer

Aluno repreendido na escola pela maneira de comer

Multiculturalismo

Um aluno de origem filipina a frequentar uma escola básica de Montreal, no Canadá, foi repreendido pela director por comer com um garfo e uma colher, ao invés de usar uma faca. Além da reprimenda, Luc Cagadoc, de sete anos, foi posto numa mesa à parte dos colegas como forma de castigo.
A mãe da criança, apoiada pela comunidade filipina de Montreal, decidiu apresentar queixa do director, garantindo que este teria afirmado que ?se o seu filho come como um porco, é natural que seja colocado numa mesa à parte?. Também a embaixada filipina naquela cidade tomou posição e considerou os factos como uma ?afronta à cultura filipina?
O incidente provocou também uma onda de indignação em Manila, capital das Filipinas, com manifestantes a concentrarem-se frente à embaixada canadiana empunhando cartazes onde se podia ler, entre outras mensagens, ?comemos com colher e temos orgulho disso?.
Em declarações ao jornal The Chronicle, a progenitora explicou que o seu filho ficou traumatizado com o castigo imposto e que se recusa agora a comer na escola.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 157
Ano 15, Junho 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo