Página  >  Edições  >  N.º 154  >  Brasil discute aprovação de quotas raciais na universidade

Brasil discute aprovação de quotas raciais na universidade

MINORIAS

A câmara de deputados do parlamento brasileiro aprovou recentemente a instauração de um sistema de quotas para privilegiar o acesso das minorias étnicas ao ensino superior.
Através deste sistema, metade dos lugares nas universidades estaduais estarão reservados a alunos saídos da escola pública e uma percentagem será destinada às populações negra e indígena do país, calculada em função da sua proporção em cada Estado brasileiro.
Esta proposta de lei, avançada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), será agora alvo de discussão no Congresso e, a ser aprovada, deverá ser aplicada progressivamente ao longo dos próximos quatro anos.
No entanto, nem todos concordam com os pressupostos em que está baseado o sistema. O presidente da câmara dos deputados, o comunista Aldo Rebelo, por exemplo, propôs um sistema baseado em critérios de pobreza e não nas minorias raciais.
No Brasil, na população com idade superior a 25 anos, um habitante branco em cada dez tem habilitações de nível superior, contra um negro em cada cinquenta.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 154
Ano 15, Março 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo