Página  >  Edições  >  N.º 150  >  Educar para a cidadania

Educar para a cidadania

XIX ENCONTRO GALEGO-PORTUGUÊS DE EDUCADORES POLA PAZ

Uma vez mais convocamos do 18 ao 20 de novembro o Encontro das educadoras e educadores pela paz galegos e portugueses, assim como de outras terras, para debater, partilhar e praticar diferentes temáticas que afectam o nosso trabalho em prol de uma cultura de paz. Para esta edição, que celebraremos na praia de Camposancos, concelho da Guarda (Pontevedra), no local onde o rio Minho une as terras da Galiza e Portugal, decidimos abordar um tema chave na nossa prática profissional e que ten uma inequívoca actualidade por estar nos debates das reformas educativas: a educação para a cidadania. Ninguém é alheio às dificuldades da integração europeia, às tentativas cada vez menos dissimuladas de nos convertermos em consumidores ou simplesmente em clientes, em vez de autênticos cidadãos, das doutrinas neoliberais e belicistas que imperam no mundo e que estão a impregnar todo o tecido social, do retrocesso da participação nos centros educativos, o aumento da conflitualidade, etc. Questões sobre as quais devemos reflectir e proporcionar uma alternativa na linha da cidadania democrática e cultura de paz. Mais concretamente devemos responder a questões como: 

- como aprender e ensinar desde e para a cidadania democrática?
- como fazer dos nossos estabelecimentos de ensino escolas de cidadania?
- temos um currículo que garante a aprendizagem da cidadania?
- temos uma política educativa que cultiva a cidadania?
-qual é a situação da educação para a cidadania na Galiza, assim como no conjunto de Espanha, e em Portugal?
- etc.

Para a abordagem desta temática adicamos a táboa redonda da 6ª feira, ?A Educação para a cidadanía no currículo: Critérios e necessidades?, na que intervêm Américo NUNES PERES, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Chaves, e a persoa que asina este artigo, Xesús R. JARES. Ambos conferencistas estarán conducidos por Helena PROENÇA, docente e membro da Asociaçao Galego-Portuguesa de Educaçao para a Paz (AGAPPAZ). Máis tamén adicaremos toda a manhá do sábado. Primeiramente coa táboa redonda ?A para a cidadanía na nova Lei da Educação?, na que intervêm a Ilma. Conselleira de Educação da Xunta de Galicia, Laura SÁNCHEZ PIÑÓN, e o asesor da ministra e membro do Gabinete de Educação para a Cidadania do Ministério de Educação e Ciência de Espanha (MEC), Ángel DE LA LLAVE CANOSA. Este acto estará conducido por Xosé LASTRA, Presidente de Nova Escola Galega. Na segunda parte da manhá será o turno para a intervençao de Ilda FIGUEIREDO, Docente e eurodeputada, quen ofrecerá uma Conferência-Debate sobre ?Educação para a cidadanía en Portugal: retos e necesidades?.
Para além da reflexão e do debate, os Encontros reservam parte do seu tempo para actividades práticas nas oficinas, escutar experiências, assistir à apresentação de materiais, jogar cooperativamente, bailar danças do mundo, etc. A tarde do sábado é o tempo para as oficinas. Os asistentes terán que escolher um dos seguintes:
-  ?Danças do mundo?, por Paulo FERREIRA RODRIGUES
(Professor na Área de Educação Musical da Escola Superior de Educação de Lisboa).
- ?Educação Intercultural: atenção a minorias ou novo currículo?", por José Ángel ÁLVAREZ CIENFUEGOS e Chema CASTIELLO (Grupo Eleuterio Quintanilla de Asturies).
- ?Animar a palavra com sombras chinesas?, por  Eurídice ROCHA (Professora na Área de Educação Musical em Coimbra).
- ?A poesia nas aulas?, por Bernardo CARPENTE (Mestre de Primaria em Vigo e membro de AGAPPAZ).
- ?Dinâmicas de grupo e jogos cooperativos?, por Miguel LIMA (Psicólogo/Formador, Barreiro, Portugal).
- ?Aprender os direitos humanos?, por Gloria RAMIREZ (Cátedra UNESCO da UNAM, México).
O sábado á noite é o tempo para a ?festa da paz?. Todo un ejercicio participativo, lúdico e creativo onde os asistentes comparten aquelo que poden ofrecer ao grupo: danças, jogos cooperativos, cancións, pequenas representacións, etc.
A manhã do domingo ten dous momentos igualmente importantes. En primeiro lugar a
Apresentação de experiências, comunicações e materiais. En segundo lugar, a Aprovação dos estatutos e designação de elementos da junta directiva da Associação Galego-Portuguesa de Educação para a Paz (AGAPPAZ). Sen dúbida un momento muito importante na consolidaçao do movemento galego-português de educadores e educadoras pola paz.
Con todos estes ingredientes, e porque necessitamos encontrarmo-nos, saber dos nossos projectos, das nossas ilusões, dos nossos problemas e dificuldades na construção de um mundo mais pacífico e justo, com o compromisso na procura da verdade e da esperança, aguardamos  poder contar com a vossa presença e participação activa. A Pensão completa durante o fim de semana mais inscrição, em quarto duplo é de 90 euros (socios das entidaes convocantes, estudantes e desempregados), e de 100 euros para o resto das pessoas.

Mais información en Portugal:

EB1 nº 8 do Barreiro, Rua de Cabo Verde, 2830 Barreiro
Tfno/Fax:. 212033419 (Helena Proença)
Correo-e : helena.proenca@netvisao.pt

INSCRIÇÕES: Enviar os dados pessoais junto com fotocópia do justificativo da transferência bancária para:
EB1 nº 8 do Barreiro, Rua de Cabo Verde, 2830 Barreiro
Tfno/Fax:. 212033419 (Helena Proença)
CONTA nº: 0141 091813300 da Caixa Geral de Depósitos. (Barreiro ? Portugal)


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 150
Ano 14, Novembro 2005

Autoria:

Xesús R. Jares
Profesor da Facultade de Ciencias da Educación, Universidade da Coruña. Coordinador de Educadores/as pola Paz, Nova Escola Galega
Xesús R. Jares
Profesor da Facultade de Ciencias da Educación, Universidade da Coruña. Coordinador de Educadores/as pola Paz, Nova Escola Galega

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo