Página  >  Edições  >  N.º 149  >  Neandertais coexistiram com o homo sapiens por um período de mil anos

Neandertais coexistiram com o homo sapiens por um período de mil anos

HOMINIZAÇÃO

Um grupo de investigadores britânicos provou que os Neandertais coexistiram com o homem moderno por um período de aproximadamente mil anos, mas que se extinguiram devido à sua menor capacidade técnica de fazer frente ao frio e à fome provocados pela última glaciação, durante a qual a temperatura desceu até aos oito graus centígrados.
De menor estatura, mais fortes e com um cérebro maior do que o Homo sapiens, os Neandertais viveram na Europa, em algumas partes do centro da Ásia e no Médio Oriente durante cerca de 170 mil anos.
A investigação, conduzida por Paul Mellars, professor de pré-história e evolução humana da Universidade de Cambridge, descobriu que um grupo de Neandertais habitou uma gruta do noroeste francês há cerca de 40 mil anos, quando o clima era ainda relativamente ameno.
Com a glaciação, o Homo sapiens soube responder melhor ao frio, devido à sua cultura e tecnologia, que lhes proporcionava roupa melhor, maior controlo do fogo e melhores abrigos, ganhando a competição por território, lenha e animais, numa época de frio extremo e recursos escassos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 149
Ano 14, Outubro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo