Página  >  Edições  >  N.º 146  >  Países nórdicos lideram igualdade entre homens e mulheres

Países nórdicos lideram igualdade entre homens e mulheres

COISAS DO GÉNERO

Os países nórdicos são os que mais respeitam a igualdade entre homens e mulheres, seguidos pelos restantes países europeus. No outro extremo estão países como o Brasil, a Índia, o Paquistão e o Egipto, revela um estudo publicado pelo Fórum Económico Mundial, que mostra grandes disparidades nos 58 países analisados.
O estudo - o primeiro do género que tenta quantificar as desigualdades entre os sexos através do nível de participação da mulher na vida política e económica e dos índices de acesso à educação e à saúde -, situa nos cinco primeiros lugares a Suécia, a Noruega, a Islândia, a Dinamarca e a Finlândia.
Na lista dos 15 primeiros países desta lista estão outros dez da União Europeia, aos quais se juntam a Nova Zelândia, na sexta posição, o Canadá, na sétima, e a Austrália, na décima posição. A Grã-Bretanha aparece em oitavo lugar, a Alemanha no nono, a França no 13ª, à frente da Bélgica (20º), Portugal (23º) e Espanha (27º). Os países europeus pior colocados são a Itália (45º) e a Grécia (50º).


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 146
Ano 14, Junho 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo