Página  >  Edições  >  N.º 144  >  Dia a dia

Dia a dia

02.03
OCDE recomenda menos protecção ao emprego
 
 
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) conclui que o principal problema do nosso país é a baixa produtividade, recomendando a diminuição dos custos relacionados com a legislação de protecção ao emprego.

05.03
Violência cresce nas escolas
 
 
Vinte e duas pessoas recebem, em média, por mês, tratamento hospitalar na sequência de agressões físicas dentro das escolas ou nos seus acessos. (...) Nos dois primeiros trimestres do ano passado, os ataques físicos atingiram 757 pessoas, das quais 569 eram crianças e jovens. A maioria das agressões (553) aconteceu dentro dos estabelecimentos e foi praticada por alunos e pais ou grupos de pais e familiares, indicam os dados do Gabinete de Segurança do Ministério da Educação.

07.03
Centenas abandonam a escola
 
 
A taxa de retenção e abandono escolar precoce, em 2001, no ensino secundário público atingiu os 61%, quando a média na Área Metropolitana do Porto ficou-se pelos 58% e, a nível nacional, não ultrapassou os 54%. Cerca de 30% dos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos não concluíram o ensino secundário e já não frequentam o sistema de ensino (a média nacional atinge os 45%, mas na União Europeia fica-se pelos 19%). A taxa de abandono escolar precoce totalizou 2,6%, quase tanto como a média nacional (2,7%).

09.03
Discriminação das mulheres sobe com nível de escolaridade
 
 
A discriminação das mulheres no mercado de trabalho cresce em proporção directa com o seu nível de escolaridade. (...) Estas conclusões estão patentes num estudo divulgado no início da semana por Eugénio Rosa, economista da CGTP (...). Em 2002, as mulheres ganhavam, em média, cerca de 77% do salário médio dos homens.

09.03
CGTP quer reforma aos 62 anos
 
 
A CGTP vai exigir ao próximo Governo do Partido Socialista que a idade da reforma das mulheres baixe para os 62 anos. Esta é uma das questões reunidas na carta reivindicativa «Caminhos para a Igualdade», que a intersindical vai apresentar ao Governo, ao Presidente da República e aos grupos parlamentares.

10.03
Fraude fiscal pode atingir os nove mil milhões de euros
 
 
A fraude e a evasão fiscal deverá atingir um valor entre os 4,7% e os 7,2% do Produto Interno Bruto, isto é, entre os cerca de seis mil e os nove mil milhões de euros. Quem o disse foi o próprio director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, numa reunião (...) com os parceiros sociais na Concertação Social.

10.03
CGTP teme fenómeno de exclusão social no País
 
 
O número de desempregados em Portugal tem vindo a subir de forma galopante nos últimos meses. Os dados oficiais apontam para os 480 mil, mas o número de pessoas sem emprego deverá já ultrapassar o meio milhão.

13.03
Três quartos dos docentes com contratos a termo certo
 
 
Três em cada quatro dos cerca de 20 mil professores do Ensino Superior em Portugal trabalham com contratos a prazo, disse (...) João Cunha Serra, coordenador daquele sector na Federação Nacional dos Professores (...) no balanço da II Conferência Nacional do Ensino Superior e da Investigação.

15.03
Portugal desperdiçou 4378 milhões de euros da UE
 
 
Portugal não utilizou cerca de 4.378 milhões de euros de fundos comunitários programados para o período 2000/04 destinados a aumentar a qualificação dos portugueses, modernizar a economia e melhorar a coesão social do país. De acordo com o responsável do gabinete de estudos da CGTP, Eugénio Rosa, a União Europeia disponibilizou, no período em análise, 3.134 milhões de euros para "elevar o nível de vida de qualificação dos portugueses", mas "Portugal só utilizou 2.213,5 milhões de euros".

18.03
Sócrates trava criação de novas universidades
 
 
O Governo garante que, durante a próxima legislatura, não será aberto qualquer novo estabelecimento do ensino superior. (...) Prometido para "o imediato" fica o início do processo de alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo, no que se refere ao ensino superior, que passará a organizar-se em dois ciclos, o primeiro de três anos (equivalente a uma licenciatura), e um segundo de dois anos. Evidente no Programa do Governo socialista é que este segundo ciclo terá um custo, em termos de propinas, mais elevado.

15.03
Doutorados representam mais de metade do elenco governativo
 
 
O grau de escolaridade média do governo socialista é superior ao registado no anterior Executivo. Na contabilidade da nova equipa de governo, o número de doutorados triplica e a percentagem de governantes com mestrado também aumentou.

19.03
Sindicato de professores teme desemprego no ensino superior
 
 
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup) está preocupado com o futuro dos professores dos institutos politécnicos. "Se não forem tomadas medidas a curto prazo, haverá muitos despedimentos", prevê o novo presidente do sindicato, Joaquim Infante Barbosa. O Snesup calcula que 60 por cento dos professores tenham situações profissionais precárias, sobretudo os que leccionam nos institutos politécnicos.

20.03
Sessenta mil em Bruxelas
 
 
Perto de 60 mil pessoas oriundas de todos os Estados-membros da União Europeia e dos países candidatos à adesão 'invadiram' (...) as ruas de Bruxelas em defesa do emprego e contra a directiva de liberalização dos serviços no espaço europeu.

22.03
Calendário igual para todos
 
 
Cerca de 1800 educadores de infância exigiram (...) um calendário para o pré-escolar idêntico ao dos restantes níveis de ensino. Segundo a Fenprof, as alterações feitas em 2002 ao calendário escolar são prejudiciais ao desenvolvimento do processo educativo, já que, "tendo em conta as características etárias das crianças, obrigam a uma excessiva duração dos períodos lectivos".

22.03
Sindicato alerta para a pobreza
 
 
A CGTP alertou (...) que a prestação extraordinária de combate à pobreza dos idosos, cuja aplicação está prevista no programa do Governo, não vai beneficiar todos os reformados com pensões inferiores a 300 euros por mês. O economista Eugénio Rosa considera que "esta prestação abrangerá apenas 300 mil pensionistas".

24. 03
Tuberculose em Portugal ainda com a pior taxa europeia

O número de novos casos de tuberculose está a descer lentamente, mas Portugal continua a apresentar a pior taxa de incidência da Europa Ocidental, revelam os últimos dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Hoje [24 de Março] assinala-se o Dia Mundial da Tuberculose.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 144
Ano 14, Abril 2005

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo