Página  >  Edições  >  N.º 141  >  Sem abrigo

Sem abrigo

Meio milhão de pessoas sem casa no Reino Unido

Pelo menos meio milhão de pessoas vivem sem residência fixa no Reino Unido, afirmam duas organizações não governamentais, que acrescentam que o número oficial de 100.000 desalojados é apenas a parte visível do iceberg.
"É escandaloso que 100.000 famílias, muitas delas com crianças, se disponham a passar o Natal num alojamento temporário, com efeitos devastadores para sua saúde, a sua educação e o seu futuro", declarou Adam Sampson, director da ONG Shelter, na véspera da publicação dos últimos dados oficiais sobre o tema.
Em Setembro, os números do governo de Tony Blair registavam 99.380 famílias alojadas em condições precárias.
O nível de 100.000 famílias sem alojamento estável significaria que a situação piorou 135% desde a chegada dos trabalhistas ao poder em 1997.
"Estes novos números são chocantes, mas são apenas a parte visível do iceberg", afirmou Shaks Gosh, director executivo da ONG Crisis.
"Quando a isto se acrescentam os 380.000 sem abrigo que vivem em hotéis,  em 'squats' ou em alojamentos precários, isto significa actualmente quase meio milhão de pessoas sem alojamento estável no Reino Unido", comentou.
O porta-voz do gabinete de Blair, John Prescott, disse no domingo que o  governo obteve "enormes progressos" em matéria de redução do número de pessoas que vivem da mendicidade ou de famílias que vivem durante longos períodos nos chamados "Bed and Breakfast" (pensões com pequeno almoço).


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 141
Ano 14, Janeiro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo