Página  >  Edições  >  N.º 138  >  Livros

Livros

Filosofia para Crianças

Noémia Rolla
Porto Editora
pp. 223

Trata-se de um trabalho de grande interesse, pioneiro em Portugal quanto a esta temática, constituindo, mesmo, uma bússola refrescante que permitirá aos ulisses pedagógico-didáticos, que afinal são todos os que vivem mergulhados nas correntes (e nas torrentes) do ensino e da aprendizagem, o orientarem-se nas encapeladas ondas educacionais.

(Retirado do prefácio de Álvaro Gomes)

A Força da Palavra

Álvaro Gomes
Porto Editora
pp. 112

O Homem, a Ciência e a Sociedade

Boris Cyrulnik
Instituto Piaget
pp. 91

Uma entrevista a Boris Cirulnik, neurologista, psiquiatra, psicanalista e etólogo, e ao seu universo, onde a animalidade e a magia, a infância vítima da violência e do amor adulto, o medo e o desejo formam os nossos sentimentos e os nossos afectos ao abrirem-nos para o mundo simbólico.

A Complexidade Vertigens e Promessas
Histórias da ciência

Réda Benkirane
Instituto Piaget
pp. 345

A Criança e o Animal
As emoções que libertam a inteligência

Baseado em anos de pesquisa, este trabalho descreve tudo aquilo que a interacção com um animal pode favorecer na criança: apaziguamento, segurança afectiva, comunicação, socialização, inteligência e auto-estima. A tal ponto que o animal pode revelar-se uma grande ajuda para libertar a criança das suas perturbações do desenvolvimento, do comportamento e do afeiçoamento.

Direitos do Homem
Uma agenda para o século XXI

Angela Hegarthy
Siobhan Leonard

Este livro junta estudiosos, profissionais e activistas reconhecidos e emergentes, para propor uma agenda radical de direitos do Homem para o século XXI. Fundindo sólida investigação académica, conhecimento especializado e experiência prática das questões e problemas de direitos do Homem, apresenta uma exposição coerente e provocadora do pensar dos novos e emergentes temas desta área.

Melhorar a Eficácia das Escolas

Jaap Scheerens
Edições Asa
pp. 128

Esta obra analisa as conclusões extraídas de diferentes modelos de investigações levadas a cabo em países desenvolvidos e em países em vias de desenvolvimento. São apresentados exemplos de sistemas de indicadores nacionais da educação e de auto-avaliação da escola.

Educação, Justiça e Autonomia
Os lugares da escola e o bem educativo

Carlos V. Estevão
Edições Asa
pp. 127

De Darwin a Piaget
Para uma história da psicologia da criança

DominiqueOttavi
Instituto Piaget

Em "De Darwin a Piaget" afirma-se o poder dessa nova concepção da infância de mudar, não apenas os métodos pedagógicos, mas também as finalidades da educação. Superando as clivagens dos domínios respectivos da história da pedagogia e da instituição escolar, da filosofia da educação e da epistemologia, esta obra suscita aproximações inéditas.

A Nova Filosofia do Corpo

Bernard Andrieu
Instituto Piaget
pp. 179

Clenardo e o Príncipe

Serafim Ferreira
Editorial Escritor
pp. 214

Clenardo e o Príncipe é uma narrativa que enaltece ou traz à luz aspectos particulares da nossa História, como o estabelecimento da Inquisição em Portugal, a batalha de Alcácer-Quibir ou a escravatura, sem deixar de reflectir, através de uma escrita poética e depurada, as questões e analogias que se podem fazer nas imediatas referências a personalidades como dom João III, André de Resende, Damião de Góis, frei Diogo de Murça e outros.

Como Pensam as Instituições

Mary Douglas
Instituto Piaget
pp. 179

Usando os trabalhos de Emile Durkheim e Ludwik Fleck como base, Como Pensam as Instituições tenciona clarificar até que ponto o próprio pensamento depende das instituições. Diferentes tipos de instituições permitem que os indivíduos tenham diferentes tipos de pensamento e respondam a emoções diferentes.

A Família Recomposta
Entre o desafio e a incerteza

Chantal Van Cutsem
Instituto Piaget
pp. 198

A Transfiguração do Político
A tribalização do Mundo Pós-Moderno

Michel Maffesoli
Instituto Piaget
pp. 256

A Transfiguração do Político empreende a análise daquilo que convém chamar a cultura do sentimento, cuja vivacidade das emoções e o desejo do inútil são os dois componentes essenciais. desta forma, inaugura uma leitura estimulante do espaço de vida e de pensamentos novos que estruturam daqui em diante a sociabilidade pós-moderna.

Desertificação
Sinais, dinâmicas e sociedade

Coordenação de Vítor Louro
Insttuto Piaget
pp. 265

Escritos da Nova Economia
As melhores obras sobre os negócios electrónicos

John Middleton
Instituto Piaget
pp. 303

Este livro reúne sinteses dos 50 melhores livros sobre a nova economia. John Middleton extrai as ideias principais de cada um deles e avalia o seu impacto e validade a longo prazo. Escritos da Nova Economia é um guia completo das melhores reflexões acerca dos negócios electrónicos produzidos em todo o mundo, uma súmula única das obras que estão a revolucionar o mundo do trabalho.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 138
Ano 13, Outubro 2004

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo