Página  >  Edições  >  N.º 135  >  Dia a dia

Dia a dia

04.05
Os licenciados ganham mais  
 
Os licenciados têm possibilidades de ganhar até 80 por cento mais do que os trabalhadores com o Ensino Secundário, conclui um estudo publicado no boletim do Banco de Portugal. Um curso superior oferece ainda mais oportunidades de emprego.

06.05
Sampaio alerta para "tragédia"  
 
O Presidente da República alertou ontem que Portugal será marginalizado no futuro se não apostar na educação. "Não estou disponível para assistir a esta tragédia nacional", disse Jorge Sampaio, lembrando que 45 por cento dos jovens entre os 18 e os 24 anos não completaram o ensino secundário.

11.05
Professores poderão ser contratados só por cinco dias  
 
Se o projecto de portaria que regula o regime dos professores contratados, da responsabilidade do Ministério da Educação (ME), for por diante, no futuro haverá docentes a assinar contratos apenas por cinco dias. O projecto é inconstitucional e reduz os direitos dos trabalhadores, acusa a Federação Nacional dos Professores.

12.05
48 horas para aceitar contratos  
 
Os professores escolhidos para substituir colegas ausentes do serviço, por motivos de doença ou outros, passam a ter apenas 48 horas para aceitar a colocação, em vez das actuais 72. Esta é uma das principais alterações propostas pelos ministérios da Educação e das Finanças ao regime de contratos de docentes e uma das únicas que merecem ainda críticas dos sindicatos.

14.05
Código Laboral: CGTP admite recorrer ao Tribunal Constitucional e à OIT  
 
O regulamento do Código Laboral contém "medidas absolutamente violentas, inaceitáveis e até inconstitucionais". É esta, pelo menos, a leitura que o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, faz do documento que, apesar de agendado, acabou por não ser aprovado (...) na Assembleia da República.  A CGTP admite, por isso, recorrer ao Tribunal Constitucional e à Organização Internacional do Trabalho para tentar impedir a sua eficácia.
14.05
Escolas vão ser agrupadas em mil unidades de gestão  
 
As cerca de 15 mil escolas públicas do ensino básico e secundário vão ser agrupadas em «não mais que mil unidades de gestão». O anúncio foi (...) feito por David Justino durante um simpósio sobre organização e gestão escolar na Universidade de Aveiro. (...) O ministro da Educação (...) voltou a garantir que não quer introduzir gestores profissionais nas instituições de ensino.

15.05
Experiência dá canudo  
 
A experiência profissional poderá dar direito a um diploma universitário, ao abrigo de um sistema de certificação de competências que deverá entrar em vigor a partir de 2005/2006, anunciou (...) a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho. Este sistema é semelhante ao que existe desde 2000 para o ensino básico.

16.05
Violência nos recreios aumenta em Portugal  
 
A pouca vigilância e a sobre-lotação nos recreios das escolas portuguesas podem desencadear nas crianças uma tendência para humilhar e agredir os mais fracos, revela um estudo apresentado anteontem em Lisboa. (...) Teresa Bacelar, a psicóloga autora do estudo divulgado nas Primeiras Jornadas de Psicologia da Justiça, em Lisboa, estima que uma em cada cinco crianças seja vítima de colegas, três ou mais vezes durante um período lectivo.

20.05
Secundário também vai ter ensino profissional  
 
Entre 15 a 20 escolas secundárias com parcerias entre o Ministério da Educação e empresas vão oferecer dois tipos de formação, uma para prosseguir os estudos e outra de cariz profissional, para inserção no mercado de trabalho.

20.05
Europa libertou verbas para a ciência portuguesa  
 
Verbas comunitárias para a ciência portuguesa, no valor de 227 milhões de euros, foram desbloqueadas pela Comissão Europeia (...). Esse dinheiro estava bloqueado desde o ano passado, por terem sido detectadas irregularidades nos processos de candidatura ao financiamento.

21.05
Escolaridade obrigatória até ao 12º e licenciaturas de três anos  
 
A proposta de Lei de Bases da Educação foi (...) aprovada na Assembleia da República apenas pela maioria de votos a favor da coligação PSD/CDS-PP. (...) Doze anos de escolaridade obrigatória já a partir do próximo ano lectivo, antecipação da designação de ensino secundário do 10º para o 7º ano, fim do grau de bacharel e encurtamento das licenciaturas para entre três e quatro anos com vista à harmonização do sistema educativo europeu e doutoramentos administrados no ensino politécnico apenas com apoio das universidades, são algumas das medidas anunciadas. Os partidos da oposição votaram contra a aprovação da nova Lei de Bases e afirmaram que tudo irão fazer para provar a sua inconstitucionalidade.

22.05
Mais de 700 pessoas com menos de 30 anos desaparecidas num ano em Portugal

Em 2002 desapareceram em Portugal 734 pessoas com menos de 30 anos e só 260 é que apareceram. Os dados foram recolhidos pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) e apresentados em Lisboa, a 26 de Maio, dia em que foi assinalado, pela primeira vez no nosso país, O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

22.05
Honório Novo questiona reordenamento escolar do Porto

O deputado do PCP, Honório Novo, questionou em 21 de Maio a legalidade do processo de reordenamento escolar do Porto e a consequente transferência da Escola Secundária de Carolina Michaëlis para a Rodrigues de Freitas. Após uma reunião com a direcção do Conservatório de Música e outra com a comissão executiva do Carolina Michaëlis, o deputado afirmou que a proposta da Direcção Regional de Educação do Norte é "questionável do ponto de vista legal", porque "viola uma lei aprovada pelo Parlamento que estabelece que a competência fundamental dos Conselhos Municipais de Educação seja, exactamente, a da reorganização da rede educativa". O deputado irá reunir-se com a DREN a fim de discutir esta questão.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 135
Ano 13, Junho 2004

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo