Página  >  Edições  >  N.º 135  >  Sondagem revela que 60% dos músicos desempenha outra profissão

Sondagem revela que 60% dos músicos desempenha outra profissão

MÚSICOS

Três em cada cinco músicos franceses (cerca de 60%) tem uma actividade paralela à sua profissão, revela uma sondagem realizada pela Federação dos Grupos Vocais e Instrumentais Especializados, associação que agrupa em França 75 formações e cerca de 2800 músicos e cantores profissionais.
Esta sondagem, realizada em 2003, foi conduzida junto de 2000 artistas residentes em França e no estrangeiro e a elementos de 52 bandas musicais.
As outras actividades referenciadas pelos inquiridos estão, na sua maioria, ligadas ao ensino da música (85%), seja numa escola pública ou particular, em lugares de orquestras ou coros (7%) ou em actividades desligadas do domínio da música (8%), como a medicina, a docência ou a animação comunitária.
Para 65% dos inquiridos a ocupação principal não varia com o passar da idade e dá, em média, cerca de 30 concertos por ano.
Interrogados sobre a regularidade da sua ocupação, 78% dos artistas revelam que se consideram "fidelizados" a pelo menos um conjunto musical. Apesar disso, 60% deles deseja não estar ligado em permanência às bandas com quem trabalha e mais de metade (52%) declaram que os ganhos retirados da sua actividade de artista-intérprete representa a totalidade do seu rendimento.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 135
Ano 13, Junho 2004

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo