Página  >  Edições  >  N.º 132  >  Dia a dia

Dia a dia

01.02
Preço máximo nos manuais para 2004/05
 
 
O Governo fixou um limite máximo para o aumento dos manuais escolares do Ensino Básico que serão adoptados pela primeira vez no próximo ano lectivo. Por força desse tecto, feito com base nos livros mais vendidos, há manuais que vão ficar mais baratos. O acordo tem a vigência de um ano, mas pode vir a ser renovado.

04.02
Um computador para 14 alunos
 
 
Nas escolas secundárias portuguesas há em média um computador para 14 alunos. Os números foram (...) divulgados no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e colocam Portugal nos últimos lugares a nível das tecnologias.

06.02
Agrupamento de escolas é «irreversível»
 
 
O ministro da Educação, David Justino, garantiu (...) que o processo de agrupamento de escolas, associando os estabelecimentos de ensino dentro da mesma região, «é irreversível». David Justino reagia ao pedido de demissão do secretário de Estado da Administração Educativa feito pela Federação Nacional dos Professores( Fenprof), que acusa o governante de ter violado a lei e mentido ao Parlamento acerca da constituição dos agrupamentos escolares.

08.02
Pais com menos direitos
 
 
O direito às faltas justificadas para ir às reuniões nas escolas dos filhos, previsto no novo Código do Trabalho, não abrange os funcionários públicos. O alerta parte da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), que já entregou cartas ao primeiro-ministro e aos grupos parlamentares a denunciar a situação.

17.02
Desemprego em Setembro pode atingir 40 mil docentes
 
 
O número de professores desempregados poderá chegar aos 40 mil no início do próximo ano lectivo, segundo Mário Nogueira, coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC). Para aquele responsável do SPRC, no novo concurso de colocação de docentes que deve começar no fim deste mês vão ser impedidos de concorrer oito mil estagiários em todo o país.


17.02
Portugal investe metade da UE em I&D
 
 
Portugal investe apenas 0,8% do Produto Interno Bruto(PIB) em Ciência, menos de metade da média europeia de investimento em I&D, que é de 1,9%. Na Finlândia, por exemplo, o investimento é de 3,4 %, afirmou (...) Federação Nacional de Professores em conferência de imprensa.


17.02
Abandono escolar cresceu
 
 
O abandono escolar e um aumento significativo dos casos de alcoolismo nas famílias do concelho de Santarém em 2003 são os aspectos mais preocupantes no relatório anual da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. O relatório diz ainda que os casos de negligência familiar representam 43% dos 499 casos acompanhados ao longo do ano.

18.02
Mudanças na Educação reflectidas nos cofres
 
 
O Governo salienta que não há despedimento de pessoal, mas a verdade é que as direcções regionais de Educação ficam, nesse particular, bem mais esguias no momento em que vigorar a anunciada reestruturação orgânica. Em Lisboa saem 318 pessoas, no Norte 270, 204 no Centro e 49 no Alentejo. Só o Algarve ganha gente: 22 pessoas.


18.02
Desemprego de licenciados continua a aumentar
 

 
O desemprego de licenciados em Janeiro aumentou pelo terceiro mês consecutivo, contrariando o abrandamento registado no crescimento do total de pedidos de emprego, que ascendeu aos 464450. De acordo com os dados ontem divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o desemprego de indivíduos com formação superior aumentou 35,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando em Dezembro se tinha verificado um crescimento homólogo de 33,3%.


18.02
Desemprego chega aos 500 mil em Maio


O número de desempregados deve chegar aos 500 mil no próximo mês de Maio, o número mais elevado dos últimos 20 anos. Segundo dados recolhidos pela CGTP/IN, a que o Correio da Manhã teve acesso, há em Portugal mais de 30 mil trabalhadores com salários em atraso e cerca de centena e meia de empresas em situação financeira considerada "muito difícil". "O cenário que se avizinha é dramático e não há nenhuns sinais de que a situação possa inverter-se", disse fonte da central sindical, referindo que "o 1.º de Maio pode já ser assinalado pela bandeira negra do meio milhão de desempregados".
20.02
Governo prepara Lei de Autonomia e Gestão das Escolas
 

Os 23 Centros de Área Educativa vão ser formalmente extintos e as Direcções Regionais de Educação sofrem "cortes" de pessoal. No total são reestruturados 12 serviços. Os serviços centrais e regionais passam a funcionar com menos 1 099 pessoas. (...) Também vai surgir uma lei de Autonomia, Gestão e Financiamento das escolas, que indicará "todas as novas competências dos estabelecimentos". Não se irá recorrer a gestores profissionais, mas escolher "por mérito" os professores que saibam gerir.

21.02
Ministro fecha 2194 escolas
 
 
Até 2007 o Ministério da Educação vai fechar 2194 escolas do 1º ciclo que estão a funcionar com menos de 11 alunos. Neste ano lectivo, 68 escolas têm apenas um estudante. (...) No rol de escolas do primeiro ciclo a fechar existem quase mil que têm cinco ou menos crianças. Os distritos que em termos absolutos mais sofrem com a desertificação e a falta de bebés - em 2002 o sistema educativo tinha menos 100 mil crianças de que em 1992 - são Vila Real e Bragança, respectivamente com 340 e 245 primárias com dez ou menos alunos.

23.02
STE apresenta queixa contra o Governo à Organizarão Internacional do Trabalho
 
 
O Sindicato dos quadros Técnicos do Estado (STE) vai apresentar esta semana uma queixa à Organização Internacional do Trabalho (OIT) contra o Governo português devido à recusa deste em aceitar a negociação suplementar, prevista na legislação como forma de ultrapassar o conflito surgido a propósito da não actualização salarial e de outras condições de trabalho (...).

26.02
Escola de Samba Beija-Flor campeã em dois anos consecutivos


A escola Beija-Flor de Nilopolis, que este ano desfilou sob o tema da preservação da Amazónia, foi eleita campeã do desfile de 2004 das escolas de samba do carnaval do Rio de janeiro.
A escola Unidos da Tijuca, que ilustrou o tema dos sucessos e insucessos da ciência, ficou em segundo lugar. Mangueira ficou em terceiro lugar ilustrando o ciclo do ouro na região de Minas Gerais no século XVIII.
A escola Beija-Flor ? com os seus 4.350 participantes e oito carros alegóricos ? chegou à frente das 14 grandes escolas de samba do Rio que desfilaram na noite de Domingo e terça-feira no sambodromo, uma avenida de 700 metros de cumprimento ladeada de bancadas para 65.000 espectadores.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 132
Ano 13, Março 2004

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo