Página  >  Edições  >  N.º 129  >  Cientistas identificam gene capaz de controlar cancro da mama

Cientistas identificam gene capaz de controlar cancro da mama

Um grupo de cientistas especialistas em cancro da mama conseguiu demonstrar a possibilidade de bloquear, e inclusivamente de inverter, o avanço deste tipo de doença em cobaias, actuando sobre um gene que parece inibir a sua progressão. De acordo com a equipa de cientistas americanos, canadianos e suiços que conduziu a investigação, esta descoberta identifica novos alvos moleculares para medicamentos de prevenção ou erradicação do cancro da mama nas mulheres.
"É muito estimulante, já que os nossos resultados sugerem uma maneira de modificar a progressão biológica do cancro da mama de forma a tratá-lo com mais eficácia e, potencialmente, prevenir esse cancro", afirmou Robert Cardiff, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em Davis, que dirigiu o estudo.
Os cientistas demonstraram que a desactivação de apenas um gene, chamado "beta-1 integrado", foi o suficiente para prevenir ou deter o crescimento do cancro da mama em ratinhos de laboratório. O trabalho foi apresentado durante a 24ª conferência da International Association for Breast Cancer Research.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 129
Ano 12, Dezembro 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo