Página  >  Edições  >  N.º 129  >  Nova estirpe da tuberculose descoberta na África do Sul

Nova estirpe da tuberculose descoberta na África do Sul

Uma nova estirpe da tuberculose, resistente aos medicamentos normalmente usados no tratamento da doença, foi identificada no Sudoeste da África do Sul, revela o professor Tommie Victor. Cientista e professor de tecnologia biomédica da Universidade de Stellenbosch (perto da Cidade do Cabo), Victor anunciou que uma equipa de cientistas identificou a  nova estirpe da tuberculose depois de três anos de pesquisas em 72 clínicas e hospitais da província do Cabo Ocidental.
"Identificamos várias estirpes de tuberculose novas na África do Sul, uma das quais, a DRF150, nunca tinha sido identificada no mundo", disse o cientista, cujos trabalhos foram publicados na revista European Journal of Tubercle and Lung Disease.
"Dos cinco medicamentos habitualmente utilizados para tratar a tuberculose, a forma DRF 150 é resistente a quatro deles", refere Victor, acrescentando que a tuberculose causada pela nova estirpe, apesar de curável, tem um custo de tratamento muito superior ao das outras formas da doença.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 129
Ano 12, Dezembro 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo