Página  >  Edições  >  N.º 118  >  Poluição na Antárctica começou em 1880

Poluição na Antárctica começou em 1880
A Antárctica começou a sofrer os efeitos da poluição causada pelo chumbo em 1880, muito antes das expedições de Amundsen e de Scott (1911), informa um recente estudo do laboratório de glaciologia de Grenoble (CNRS/Universidade Joseph Fourier). O relatório, publicado pelas revistas científicas "Earth and Planetary Science Letters" e "Geochimica et Cosmochimica Acta", com base em amostras da neve local extraídas da superfície e a 16 metros de profundidade (onde a camada de neve tem 170 anos) comprova que a poluição por chumbo quintuplicou os valores entre 1850 e 1890.
Segundo um dos autores do estudo, o professor Claude Boutron, a contaminação foi causada principalmente por navios que consomem grandes quantidades de carvão, cuja combustão emite chumbo. Os caçadores de focas e de baleias costumam utilizar embarcações desse tipo, assim como os navios mercantes.
A neve do Antárctico, que contém a água mais pura do planeta, registou então a presença da poluição, que foi diminuindo com o aparecimento da gasolina sem chumbo nos Estados Unidos em 1970, segundo refere o mesmo estudo.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 118
Ano 11, Dezembro 2002

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo