Página  >  Edições  >  N.º 116  >  Códigos de barras "controla" alunos de escola francesa

Códigos de barras "controla" alunos de escola francesa

Uma escola francesa situada ao norte de Marselha testa, desde o início deste ano lectivo, um sistema informático que permite controlar electronicamente cada um dos seus 1600 alunos, fazendo corresponder a cada um deles um código de barras, de forma a confirmar a assiduidade na sala de aula.
Este novo dispositivo, avaliado em cerca de 77 mil euros, "é simplesmente um código de barras posto ao lado do nome nas folhas de presença", explica o director, Georges Turrin. "No início de cada aula, o professor passa uma caneta óptica no respectivo código, a informação entra imediatamente no servidor automático e pode saber-se, em tempo real, se um aluno está ou não presente". Instado a comentar o facto de este mecanismo reduzir os alunos a mera mercadoria, Turrin defende-se dizendo que esta novidade permitirá aos estudantes - cerca de 70% deles originários de meios desfavorecidos -, "tomarem consciência das suas obrigações e, dessa forma, melhorar o seu desempenho".
Até agora, os livros de presença eram deixados na sala dos professores e recolhidos ao final do dia pelos funcionários, que dedicavam horas diárias a arquivar as folhas de presença e a introduzir os respectivos dados num sistema informático. "Actualmente, podemos chamar os pais no próprio dia e dar-lhe conta da ausência do seu educando. É melhor assim do que avisá-los três dias mais tarde", reitera aquele responsável.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 116
Ano 11, Outubro 2002

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo