Página  >  Edições  >  N.º 114  >  Acode - Associação Cooperação e Desenvolvimento

Acode - Associação Cooperação e Desenvolvimento

Tipo Organização de apoio médico, humanitário e educacional

Âmbito Geográfico

Madeira, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné, Timor, Cabo Verde e São Tomé
Campo de Acção Assistência humanitária, médica, cooperação para o desenvolvimento, e protecção e promoção dos direitos do Homem.
Objectivos A criação de melhores condições de vida das populações, a prática da acções com vista a contribuir para a melhoria do nível económico e sócio cultural das comunidades e a protecção e promoção dos direitos humanos.
Que apoio precisa? Participação dos cidadãos como voluntários, meios materiais e financeiros.
Direcção Sérgio Abreu
Morada Rua 31 de Janeiro, 85, 1º, O/ Edifício Ponte Nova / 9050-011 Funchal
Telefone 291 221 643
Correio Electrónico info@acode-associacao.pt
Página na Net http://www.acode-associacao.pt
Caracterização da Organização

Com apenas dois anos de existência e sediada no Funchal, a Associação Cooperação e Desenvolvimento (ACODE) apresenta-se como uma organização "realista" cuja actividade "não constitui uma lista de meras intenções".
Uma das primeiras campanhas da ACODE foi realizada em prol das vitimas das cheias do Curral das Freiras, na ilha da Madeira, e resultou na recolha e distribuição de vestuário novo, brinquedos e alimentos para a população aí residente. Ainda em solo madeirense, a associação tem apoiado a comunidade de emigrantes de Leste, proporcionando ajuda para a sua legalização e integração no mercado de trabalho. Os sem-abrigo são outro dos grupos alvo das acções desta instituição.
A atenção da ACODE está também voltada para a situação em Angola. Para além de uma campanha de recolha de material didáctico para as crianças deste país, a ACODE tem uma ambulância para oferecer à população angolana. Para concretizar esta ajuda, a associação endereçou um apelo a Kofi Annan, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao presidente Jorge Sampaio para que tornem possível o envio do veículo.
Em Moçambique, a ACODE, juntamente com a Embaixada do Japão e o Instituto de Cooperação Português, vai financiar a construção de um orfanato para 200 crianças da ordem S. José Cluny.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 114
Ano 11, Julho 2002

Autoria:

Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação
Andreia Lobo
Jornalista, A Página da Educação

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo