Página  >  Edições  >  N.º 113  >  ONU aprova plano de acção sobre a velhice

ONU aprova plano de acção sobre a velhice
A II Assembleia das Nações Unidas sobre a velhice, que se realizou no mês passado em Madrid, aprovou um plano de acção que propõe uma série de estratégias para enfrentar o problema do envelhecimento populacional no mundo, onde em 2050 haverá mais de 2 mil milhões de pessoas acima dos 60 anos em comparação com os 600 milhões actuais.
Os principais eixos deste plano passam pelo compromisso dos Estados de ligar a velhice às estratégias de desenvolvimento e à luta contra a pobreza, assim como flexibilizar a idade de reforma voluntária e promover e reforçar a solidariedade entre as gerações de forma a manter a coesão social.
A protecção dos idosos durante os conflitos armados, como o que afecta actualmente os territórios palestinianos recentemente ocupados pelo exército
israelita, também foi objecto dos debates e foi incluído no plano de acção, assim como a luta contra os maus tratos e os abusos contra os idosos e a sua integração na sociedade.
Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentado durante a assembleia, 90% dos trabalhadores no mundo não estão cobertos por qualquer sistema de reforma capaz de lhes assegurar uma pensão adequada. Na sua intervenção na assembleia, o director-geral da OIT, Juan Somavia, afirmou que actualmente 80% da população mundial vive sem nenhum tipo de cobertura social básica. Este diplomata chileno realçou que "o pleno emprego em condições próprias é um caminho viável e produtivo para enfrentar o desafio da velhice".

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 113
Ano 11, Junho 2002

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo