Página  >  Edições  >  N.º 110  >  Conselho dos sábios - Março 2002

Conselho dos sábios - Março 2002


Citações

"Fulano disse, Beltrano afirmou, Cicrano considera"
E vocês ,o que dizem, afirmam, consideram? Se é para repetir apenas o que os outros dizem, afirmam, consideram, é melhor nada dizer.
(...) O humor de Mário de Andrade é oportuno: "Um homem que faz citações é como certos indivíduos que nos cumprientam na rua só para fingir que têm boas relações".
O perigo é fazer um texto que não é mais do que uma colagem de citações, tão comum nas universidades. Citar para fortalecer ou ilustrar a nossa airmação tudo bem.
Dizer o novo de forma nova exige conhecer o velho, criticá-lo e superá-lo. Não repeti-lo.
A universidade exige que se mostre conhcer o instituído, para só então permitir, e somente a uns poucos, criar.
Basta ver as dissertações de mestrado e doutoramento para constatar as amarras, de forma e conteúdo, impostas pelo chamado "trabalho académico".


Mulher

" Desde os doutores da Bíblia aos estadistas contemporâneos, o dossier Mulher é ao fim e ao cabo a permanência de sucessivos mitos que enaltecem a sua posição subalterna no estatuto da cidadania." Cardoso Pires; Cartilha do Marialva.
"A mulher é um macho falhado". S. Tomás
"O destino da mulher é ter filhos". Rousseau
"A participação feminina na vida moderna deve fazer-se únicamente através da sua actividade de esposa e mãe". Adlai Stevenson.
"A mulher é o futuro do homem". Aragon


Qualidade de vida

"A qualidade de vida para todos só pode ser encontrada quando se tomar em linha de conta a capacidade de carga da Terra e a capacidade de cuidado pelo outro que a humanidade pode desenvolver. A população, neste contexto, não é apenas um factor; é o factor chave. Na população, a pessoa humana é central, e as pessoas não podem ser tratadas como se fossem susceptíveis de serem trocadas por coisas (energia, inflacção, etc.). Por outras palavras, as ligações a serem analisadas não devem nunca "curto-circuitar" o ser humano."
(...) a sociedade deve enfrentar todos os elementos que contribuem para o equilibrio dinâmico da população em harmonia com o ambiente e susceptivel de garantir a plenitiude da vida das gerações futuras." ( Cuidar o futuro,prefácio )


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 110
Ano 11, Março 2002

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo