Página  >  Edições  >  N.º 109  >  A fervilhar

A fervilhar

Bolo Rei

Cada vez pedem mais coisas à escola. Está transformada num bolo de ingredientes vários. Um bolo Rei. A maior parte dos alunos não gosta deste bolo. Ainda bem porque também não chega para todos.
A Escola-Bolo Rei é uma produtora de insucesso. Uma característica estranha que tem, é que sendo tantos a comer dela, a fava sai sempre aos professores.

Exame

Procedimento usado para transformar saber profano em saber sagrado. Avaliar e classificar é uma forma de sacralizar o saber profano.

Ironia

A ironia não é uma figura retórica muito do agrado dos portugueses, que estão mais talhados para o sarcasmo e a indignação.

Novo

Segundo Mark Twain tudo o que é novo perturba. As pessoas não gostam de ser abanadas, nem que lhes peçam para pensar novamente. É um papel histórico dos artistas incomodar, falar ou escrever livremente sem se preocupar se vão ou não incomodar. Neste sentido algumas pessoas ao envelhecer tornam-se artistas. De resto é fácil não ficar ofendido com um livro: basta fechá-lo.

Pensamento único

O pensamento único que alguns interesses dominantes tendem a impor ao mundo quer fazer-nos acreditar que só existe um conceito de democracia, cidadania, economia, política... Mas os educadores e professores não ignoram que o pensamento único é contrário ao processo educativo. Por em questão, interrogar, exprimir, problematizar, acertar, errar, são elementos do acto educativo.

Política

A pior coisa que pode acontecer à política é ela transformar a nossa vida em algo de vulgar e gratuito. A política devia provocar o contrário. Devia erguer-nos acima da vulgaridade e dar sentido à nossa acção. Com frequência a política desvia-nos do que tem significado e fixa-nos no que é insignificante. Valoriza a aparência e oculta a realidade. É pena.

Vacina

Muitas crianças são vacinadas muito cedo contra vários conhecimentos. Normalmente estas crianças recebem um reforço da vacina no 7º e 9º anos de escolaridade. Ficam com o certificado da vacina contra o conhecimento em dia. Como o saber se apanha por contágio elas estão imunes, não correm o risco de aprender. Depois do 9º ano normalmente não há perigo de contágio, estão imunes.
Existe uma enorme variedade de vacinas educativas. Uma das mais usadas é a da matemática.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 109
Ano 10, Fevereiro 2002

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo