Página  >  Edições  >  N.º 101  >  Inquérito

Inquérito

Considera que a escola hoje é mais violenta do que no passado? Porquê? Que responsabilidade tem a escola e que papel pode ela desempenhar?


Graça Sousa
41 anos, empregada do comércio

Talvez, não tenho a certeza. Mas os tempos são diferentes e a sociedade é, também ela, diferente. Talvez a educação que os alunos recebem em casa seja uma das causas principais. Hoje já não há o respeito que havia pelos professores (ou talvez eles não saibam impôr o respeito)...


Fernando Silva
20 anos, funcionário administrativo/estudante

É natural, já que os jovens hoje têm um acesso mais fácil a variados tipos de armas e outros instrumentos de violência. A comunicação social, nomeadamente a televisão, também contribui decisavamente para que vivamos uma "cultura da violência". E a escola acaba por reflectir isso, porque ela é um espelho da sociedade.


Maria do Sameiro
42 anos, doméstica

Muito mais. Não se pode culpabilizar ninguém em particular, mas penso que as famílias têm uma grande parte da responsabilidade, pelo pouco acompanhamento que dão aos filhos e pela própria educação que lhes proporcionam. A escola também não está isenta de responsabilidade, porque só chamam os pais à última... Além disso, os professores deviam poder dar mais atenção aos alunos com dificuldades de aprendizagem, que normalmente são mais irrequietos e indisciplinados.


Maria Alcinda
56 anos, professora

Sim. Sou professora do ensino nocturno e não tenho razão de queixa dos meus alunos. Mas os meus colegas do ensino diurno queixam-se de que hoje existe muito menos respeito pela figura do professor. Penso que uma das causas será a família dos alunos e a educação que os pais lhes dão. No entanto, é preciso recordar que a própria escola também acabou por desautorizar a figura do professor, através de uma progressiva desculpabilização de determinados comportamentos. Passou-se de um extremo para outro. Agora está-se a tentar recuperar essa autoridade, mas talvez seja demasiado tarde.


Ricardo Hugo
22 anos, cobrador

Sim, talvez porque os jovens tenham mais acesso a instrumentos de violência. E não falo apenas de armas, mas de modelos de comportamento retirados da televisão. Os desenhos animados, por exemplo, são muito agressivos hoje em dia. Quando era pequeno os desenhos animados eram mais pacíficos, básicos. A resposta pode responder a este problema proporcionando mais actividades aos alunos; assim eles não tinham sequer tempo para pensar em actos violentos.


Cristiana Alves
14 anos, estudante

Sim, em grande parte devido à televisão. Ela não é exclusiva, mas é, sem dúvida, um factor importante. A escola não tem qualquer responsabilidade, o problema é mesmo de alguns alunos e da educação que recebem em casa.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 101
Ano 10, Abril 2001

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo