Página  >  Edições  >  N.º 100  >  Caravana científica no Porto 2001

Caravana científica no Porto 2001

A partir de Março, uma caravana vai percorrer a cidade do Porto com imagens e explicações simples sobre questões científicas de grande actualidade, como são o genoma e o DNA. Este «Objecto DNA», que se pretende "plasticamente atraente e inovador", vai fornecer informações e explicações sobre o programa ?Os Outros Em Eu? (OOEE) através de equipamento audiovisual e de esclarecimentos personalizados por parte de investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

Os transeuntes que se depararem com este objecto vão ficar a saber, por exemplo, que a palavra genoma designa a totalidade da informação genética de um organismo, informação essa que está contida na molécula de DNA, por sua vez constituída por vários níveis de organização e complexidade.

Em conferência de imprensa, o autor do projecto, Joaquim Pinto Vieira, referiu que a estreia pública da caravana deverá ocorrer a 16 de Março, dia em que o ?pai? do genoma, Sydney Brenner, proferirá no Auditório do Edifício Cultural do Palácio de Cristal a conferência inaugural do ciclo nuclear do programa OOEE, intitulado ?O Estranho Terrível Outro?.

Paralelamente, a Sociedade Porto 2001 e o IPATIMUP vão produzir um mini-objecto do tamanho de um porta-chaves, que constituirá uma espécie de jogo feito a partir da mistura aleatória das pequeninas argolas que o constituem. Este objecto-jogo pretende "ilustrar a elevada improbabilidade de sequências genéticas iguais", pelo que se duas pessoas tiverem dois destes porta-chaves exactamente iguais poderão considerar-se ?clones?.

Entre as actividades paralelas ao programa OOEE, destaca-se, ainda, a criação de cinco objectos-escultura de grande dimensão, que circularão por diferentes locais da cidade: Estação de S. Bento, Palácio da Bolsa, Alfândega, Coliseu e Teatro Rivoli. A apresentação destas esculturas será acompanhada pelo lançamento de poemas sobre as temáticas abordadas no programa.

Sydney Brenner, Colin Berry, Sobrinho Simões, João Lobo Antunes, António Damásio, André Green, Michel Henry e Robert Morris, são alguns dos conferencistas do ciclo "O Estranho, Terrível Outro", em que se reflectirá sobre o caminho do pensamento médico e das suas transversalidades ? genoma, embrião, sofrimento, dor, cancro, identidade molecular, corpo, loucura, consciência e inconsciente, são os temas a abordar neste ciclo, que se integra no grande projecto estruturante da área de pensamento da Porto 2001, "O Futuro do Futuro: da Matéria ao Pensamento".


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 100
Ano 10, Março 2001

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo