Página  >  Edições  >  N.º 100  >  Ulmeiro lança roteiro de ciência e tecnologia

Ulmeiro lança roteiro de ciência e tecnologia

O primeiro «Roteiro de Ciência e Tecnologia» editado em Portugal já está disponível nas livrarias. Da autoria de Armando Vieira (Instituto Politécnico do Porto) e Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra), o livro inventaria desde centros de investigação a livros e vídeos científicos, incluindo um conjunto de recursos de ciência ? nomeadamente escolas, centros de investigação, bibliotecas, museus, livros, vídeos, software e iniciativas que se realizam no país ? e outras informações úteis aos jovens que pretendam seguir uma carreira nesta área ou conhecer melhor um determinado tema.

No preâmbulo, justifica-se o roteiro com a necessidade de levantar e divulgar junto do público os recursos relacionados com a Ciência, não só porque estes são escassos, mas também porque Portugal é "um país com uma cultura científica ainda relativamente débil". "Esperamos que este roteiro ajude a conhecer melhor a ciência e a tecnologia e desperte vocações para seguir uma carreira profissional recompensadora", afirmam os autores.

José Ribeiro, da editora Ulmeiro, considera, por seu lado, que o livro "é fundamental para as escolas e para quem sai do Ensino Secundário e precisa de uma orientação profissional", uma vez que se trata do primeiro roteiro exaustivo na área da Ciência editado em Portugal.

Composto por um corpo principal com conselhos e dicas ? para a obtenção de informações mais pormenorizadas e a melhor forma de procurar informações na Internet ?, o roteiro inclui três apêndices: uma selecção de livros de divulgação científica para crianças e adultos brevemente comentados; os contactos das unidades de investigação científica nacionais; as profissões e o mercado de trabalho em várias actividades relacionadas com a ciência e a tecnologia. Para além de informações sobre a orientação profissional nas carreiras ligadas à ciência, à engenharia e à saúde, aborda, ainda, o grau de dificuldade de entrada nos cursos, as matérias leccionadas e as principais especializações, bem como as correspondentes possibilidades de emprego.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 100
Ano 10, Março 2001

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo