Página  >  Notícias  >  Celebrar o Dia Mundial do Teatro em casa

Celebrar o Dia Mundial do Teatro em casa

É hoje, 27 de março, o Dia Mundial do Teatro. Este ano, e numa altura em que é necessário ficar em casa, várias companhias de teatro assinalam a data disponibilizando espetáculos online. Assim, a proposta é ir ao teatro sem sair do sofá.

Ao final da tarde, o Teatro Nacional São João – que está a assinalar o seu centenário – abre as suas portas virtuais para uma visita por quem o viveu (como João Reis e Emília Silvestre, por exemplo), com a realização de Luís Porto. A ‘Visita’ tem transmissão online, às 18 horas, no site do Teatro Nacional São João e nas suas redes sociais (Facebook e Instagram). Estas plataformas exibem também, às 22 horas, o espetáculo “Castro”, de António Ferreira. Trata-se de uma produção do Teatro Nacional São João com encenação de Nuno Cardoso.

 

©João Tuna // “Castro”, Teatro Nacional São João, fotografia de ensaio

 

O Teatro Nacional D. Maria II transmite, às 11 horas. “A Origem das Espécies”, uma criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo. Às 14 horas, passa a “Maratona do Clube dos Poetas Vivos”, na qual 37 personalidades vão dizer poesia. A maratona, uma organização conjunta com a Casa Fernando Pessoa, tem a direção de Teresa Coutinho. Às 17 horas, passa o podcast TEATRA ao Vivo, de Mariana Oliveira, que vai conversar em direto com vários artistas, entre os quais Albano Jerónimo, Mariana Monteiro e Tiago Rodrigues. E à noite, a partir das 21 horas, é possível assistir a “Sopro”, de Tiago Rodrigues, com Isabel Abreu e Cristina Vidal. As iniciativas podem ser acompanhadas no Instagram do Teatro Nacional D. Maria II e as peças podem ser vistas na Sala Online do teatro.

O Teatro Aberto disponibiliza no seu site, entre as 16 horas e a meia-noite, a peça “A Verdade”, de Florian Zeller. Um espetáculo com interpretação de Joana Brandão, Miguel Guilherme, Patrícia André e Paulo Pires. Também a Culturgest vai transmitir em streaming, através das suas redes sociais (Facebook e YouTube), a peça “100% Lisboa”, da companhia Rimini Protokoll, com direção de Helgard Haug e Stefan Kaegi.

São várias as iniciativas que companhias de teatro de todo o país apresentam para assinalar a data. Mas o teatro tem estado presente no mundo virtual, com transmissões nos sites das companhias e nas suas redes sociais, como forma de chegar a todos o que estão em casa.

©Teatro Nacional D. Maria II


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo