Página  >  Notícias  >  Nuno Júdice vence Prémio António Gedeão

Nuno Júdice vence Prémio António Gedeão

O Prémio Literário António Gedeão – galardão instituído pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), com o apoio da SABSEG – foi atribuído este ano a Nuno Júdice, pelo livro “A Convergência dos Ventos”, editado pela Dom Quixote em 2015. O prémio distingue obras de poesia em português e de autor português e tem o valor de 7.500 euros.

“Nesta obra, ressalta a mestria de uma escrita que se renova através de uma metapoética depurada e de uma diversidade temática surpreendente nos seus tons disfóricos, críticos, irónicos ou de maior comprazimento”, refere a ata do júri do prémio, composto por José Manuel Mendes, Paulo Sucena e Teresa Martins Marques.

O júri releva ainda “a polissemia do lexema vento, que titula a obra, como núcleo aglutinador de uma poética revalorizadora do sentido, através de uma riquíssima imaginística que suporta um pensamento poético-filosófico de notável qualidade, mesmo se comparado com a restante obra do autor”.

A Fenprof e a SABSEG – Corretor de Seguros atribuem anualmente um prémio literário, alternando entre poesia (Prémio Literário António Gedeão) e romance (Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues), que pretende distinguir obras poéticas ou de ficção narrativa de professores no ativo ou aposentados, publicados no ano anterior à atribuição do galardão.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo