Página  >  Notícias  >  Famílias participam mais na vida escolar dos jovens

Famílias participam mais na vida escolar dos jovens

O barómetro da associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS) revela que as famílias estão mais presentes e participativas na vida escolar dos alunos, embora estejam mais afastadas da escola. O documento, que compara dados entre 2007 e 2012, relativos a mais de 23 mil alunos do 3º Ciclo de todo o país, traça uma evolução da relação dos alunos com a escola, com a família e entre estas.

Assim, a grande maioria dos alunos sente-se acarinhada e apoiada pela família e considera que há um interesse maior dos pais pela sua vida escolar e em acompanhar o seu percurso e resultados na escola. Contudo, em 2012, a percentagem de alunos que indicam que os encarregados de educação falaram com o diretor de turma diminuiu relativamente a 2010.

Entre outros aspetos, os dados do barómetro indicam ainda que as expectativas da família relativamente à duração do percurso escolar são superiores às dos próprios alunos, sendo que quase 80 por cento dos inquiridos refere que os pais gostariam que concluíssem um curso superior. No entanto, apenas 63,5% admite ter vontade de continuar a estudar depois do 12º ano.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo