Página  >  Notícias  >  “Ciganos” retratados pelas fotografias de Rogério Ferrari

“Ciganos” retratados pelas fotografias de Rogério Ferrari

Apelidado como o “fotógrafo dos povos em movimento e sem pátria”, Rogério Ferrari acaba de publicar um novo livro intitulado “Ciganos”. Este trabalho fotográfico resulta de uma itinerância de três meses pelas comunidades ciganas da Bahia, realizada entre 2010 e 2011.

Rogério Ferrari viajou entre 40 municípios. “O resultado mostra as diferentes condições em que vivem os ciganos e a expressão e manutenção de uma identidade própria. Apesar dos estigmas, dos estereótipos e das perseguições sofridas ao longo de séculos, os ciganos seguem sendo ciganos. Através do livro é possível obter uma visão muito além do preconceito e do estereótipo”, escreve Raul Moreira.

O livro Ciganos inscreve-se no projeto Existências-Resistências que o fotógrafo tem desenvolvido há alguns anos e que inclui outras publicações sobre povos e movimentos sociais como os palestinos, os curdos, os saarouís, os zapatistas, e os sem terra no Brasil. Algumas das suas fotografias podem ser vistas no blog: http://rogerioferrari.wordpress.com/

Com duzentas páginas, 96 imagens em preto e branco, e fotografado com película, a publicação tem ainda o prefácio da antropóloga Florencia Ferrari, um mapa e texto do autor. O livro resulta de uma produção independente mas foi parcialmente financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia.

a Página 14-12-2011


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo