|
A edição 2026 dos Concertos Promenade, ciclo de concertos comentados para famílias, promovido pelo Coliseu Porto Ageas, começa a 22 de março e, até novembro, apresenta sete concertos, entre obras de repertório, um programa de bandas sonoras de cinema, um concerto com Miguel Araújo, e sempre com diferentes orquestras em palco.
Até ao final do ano vão ser apresentados sete concertos:
- ‘As Alegres Travessuras de Till Eulenspiegel’, de Richard Strauss, pela Orquestra Sinfónica da ESMAE (22 de março);
- ‘Sinfonia nº 8 Incompleta’, de Schubert, com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto (19 de abril);
- ‘A Cinderela’, de Prokofiev, pela Orquestra Sinfónica ARTAVE (10 de maio);
- Música de Filmes com bandas sonoras de John Williams, Ennio Morricone, Korngold ou Mahler, pela Orquestra Clássica de Espinho (14 de junho);
- ‘Os Prelúdios’, de Liszt, pela Orquestra Sinfónica Ensemble (20 de setembro);
- ‘Cara Branca a Miguel Araújo’, onde o artista vai tocar algumas das suas canções com a Orquestra Clássica de Espinho (25 de outubro);
- ‘Uma Sinfonia Alpina’, de Richard Strauss, pela Orquestra Sinfónica da ESMAE (29 de novembro).
Criados em 2005 pelo Coliseu, os Concertos Promenade continuam a ser uma aposta ganha, quer na formação de públicos, quer na criação de oportunidades de atuação e visibilidade para jovens talentos nacionais. Um domingo de manhã por mês, em ambiente descontraído, miúdos e graúdos são convidados a entrar no ambiente das obras e a descobrir todas as curiosidades, com direção artística do maestro Cesário Costa, os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e o design multimédia de Sara Botelho.
©Lara Jacinto
|