Página  >  Agenda  >  Festival Utopia apresenta mais de 100 atividades em Braga

Festival Utopia apresenta mais de 100 atividades em Braga

‘Toda a literatura é uma utopia’ é o mote da segunda edição do festival Utopia, que, de 15 a 24 de novembro, vai transformar Braga num ponto de encontro para leitores, escritores e personalidades da cultura nacional e internacional. O programa do evento literário integra mais de 100 atividades.

Na edição deste ano, o Utopia apresenta dois ciclos temáticos que servem de eixo orientador para várias atividades da programação: o ciclo Utopia Europa (que, abordando a Europa de uma perspetiva cultural, propõe-se a estimular o debate sobre um espaço comum, cultural e político, unido na diversidade); e o ciclo Utopia Negra (que convida a descobrir a literatura policial e o thriller).

A literatura vai ser o ponto de partida para debates, conversas, mesas redondas, sessões para escolas, workshops, espetáculos, passeios literários e, entre as novidades desta edição, podcasts ao vivo. O ‘O Investidor Inteligente’ vai reunir Susana Peralta e Emília Vieira em torno do tema ‘As Mulheres e o Dinheiro’; o ‘Vale a Pena’, conduzido por Mariana Alvim, vai ter Miguel Sousa Tavares como convidado; e no ‘O poema ensina a cair’ Raquel Marinho convida José Luís Peixoto e Capicua.

O festival vai contar com a presença de vários autores, entre os quais João Tordo, Carlos Tê e Martim Sousa Tavares, que vão partilhar com os participantes alguns dos segredos da escrita, em todas as suas vertentes. Além disso, vai haver dois quizzes dedicados à literatura, um jantar mistério para aspirantes a detetives, uma instalação de realidade virtual que simula o universo kafkiano, bem como atividades nas escolas e sessões pensadas para os mais pequenos.

O festival Utopia é promovido pela The Book Company, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, e pretende afirmar-se no circuito dos grandes eventos culturais, colocando a cidade bracarense no mapa do turismo literário.

“Depois de uma edição de estreia com grande adesão por parte do público bracarense e de outras origens, queremos continuar a expandir horizontes. Este ano, chegamos a mais espaços da cidade, exploramos novos formatos, temas e reforçamos a presença de autores de renome e apostamos em atividades que apelam à participação do público, como os cursos e masterclasses”, refere Paulo Ferreira, diretor da The Book Company, em nota de imprensa.

Por seu lado, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, na apresentação do evento, afirmou que este “é um reconhecimento do trabalho exemplar que a cidade tem realizado nas dinâmicas culturais, promovendo a literatura e o diálogo entre as artes”. Para o autarca, “o Festival Utopia é, desde logo, uma alavanca para a concretização de muitos outros objetivos. Não é um ato isolado, o festival recorre de uma aposta muito consistente que o município de Braga tem feito na promoção do livro e da literatura”.

Mais informações em www.festival-utopia.pt.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo