Página  >  Agenda  >  Homenagem a Laureano Barros em Ponte da Barca

Homenagem a Laureano Barros em Ponte da Barca

O município de Ponte da Barca vai homenagear este sábado, 17 de junho, Laureano Barros, bibliófilo, formado em Matemática pela Universidade do Porto. Esta “Biblioteca Vertical de Laureano Barros” será uma tarde e noite de cultura, onde não faltam conversas, livros, cinema e música.

“’Biblioteca Vertical de Laureano Barros’ traduz-se como tributo indispensável ao nosso homenageado e a todos os que somaram às suas vidas um lugar privilegiado ao conhecimento, através da literatura, compondo extraordinárias bibliotecas para o futuro. Trata, este momento, da importância que sustenta o afã de lidar com livros e afins, cuidando e preservando uma das mais convictas riquezas da humanidade. Laureano Barros devotou parte substancial do seu tempo a esse desiderato, tendo sublinhado as últimas décadas de sua vida de uma espécie de recolhimento, em Ponte da Barca, na Quinta de Fonte Cova, em convívio quotidiano com a sua espantosa biblioteca”, refere a organização do evento.

O programa tem início às 15 horas, na Casa de Santo António do Buraquinho. A sessão oficial de abertura está a cargo de António Vassalo Abreu, presidente da autarquia de Ponte da Barca. Logo depois, tem lugar a apresentação da Coleção Ephemera, por José Pacheco Pereira.

Segue-se o lançamento do livro “O Grilo na Varanda, Luiz Pacheco para Laureano Barros, Correspondência 1966-2001”, de João Pedro George, e a apresentação do documentário “Laureano Barros, Rigoroso Refúgio”, de Paulo Pinto – momentos que vão contar com a presença do autor, do realizador e da editora Bárbara Bulhosa, da Tinta da China.

Para as 19 horas está marcada a conversa “Biblioteca Vertical à volta dos livros”, com António Maria Pinheiro Torres, Carlos Almeida, Jorge Meireles e Luís Miguel Queirós (moderador). O programa termina às 22 horas, no Largo da Misericórdia, com um concerto de Ricardo Ribeiro. Em permanência vai estar uma oficina de Composição Manual pelo tipógrafo Álvaro Pedreira.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo