Página  >  Agenda  >  Tania Bruguera em estreia no Mosteiro de São Bento da Vitória

Tania Bruguera em estreia no Mosteiro de São Bento da Vitória

A partir da obra de Samuel Beckett, a “artivista” (um misto de 'ativista' e 'artista') cubana Tania Bruguera construiu “Endgame” – uma peça que se apresenta em estreia mundial, a 20 e 21 de abril no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

A peça decorre numa estrutura em forma de espiral, habitada pelo público, e conta a história de Hamm, um tirano que precisa da ajuda do seu escravo para conseguir viver. Sendo “Endgame” um título inspirado no final de um jogo de xadrez, o espetáculo “faz assim o paralelismo com a figura do Rei que, sendo a peça mais importante do tabuleiro, é também a mais vulnerável; no xadrez (e na obra de Beckett) é posto em evidência o facto de a morte ser a consequência inevitável da vida, sendo que as personagens/jogadores – apesar de, ao longo do jogo (leia-se vida), perceberem que vão perder – têm rituais repetitivos para chegar ao final”, lê-se em nota de Imprensa.

Tania Bruguera integra a programação do Teatro Nacional São João, coprodutor do espetáculo, a convite da bienal BoCA. “Endgame”, de Samuel Beckett, tem encenação de Tania Bruguera e é interpretado por Brian Mendes, Jess Barbagallo, Lara Ferreira e Pedro Aires, com vozes de Chloe Brooks e Jacob Roberts. Para ver no Mosteiro de São Bento da Vitória, a 20 e 21 de abril, às 15h e às 21 horas.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo