Professor universitário, filósofo, autor de várias obras sobre desporto e ex-deputado da Assembleia da República, Manuel Sérgio morreu esta quarta-feira aos 91 anos, em Lisboa. O professor, que dedicou a sua vida a pensar o desporto, foi também colaborador d'A Página da Educação, para a qual escreveu inúmeros artigos de opinião.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) avançou com a notícia da sua morte, na rede social X. “É com profunda tristeza, que recebemos a notícia do seu falecimento. O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro e uma inspiração para muitos. Neste momento de luto, expressamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos”, lê-se na publicação.
Manuel Sérgio nasceu em Lisboa no dia 20 de abril de 1933. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e doutor e professor em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa, Manuel Sérgio era professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior da Maia, em Portugal, e da Faculdade de Educação de Física da Universidade Estadual de Campinas, no Brasil.
Além do reconhecido trabalho desenvolvido na área do Desporto, tendo acompanhado o percurso dos treinadores José Mourinho e Jorge Jesus, Manuel Sérgio foi também deputado na Assembleia da República pelo Partido da Solidariedade Nacional, entre os anos 1991 e 1995.
A Página da Educação lamenta a morte de Manuel Sérgio e expressa as mais sentidas condolências à família e amigos.
©IPDJ
|