Página  >  Notícias  >  Nobel da Literatura atribuído a Bob Dylan

Nobel da Literatura atribuído a Bob Dylan

Bob Dylan, uma figura incontornável do mundo da música, foi o escolhido pela Academia Sueca para receber o Prémio Nobel da Literatura 2016, tornando-se no primeiro compositor a receber o prestigiado galardão. Bob Dylan criou “novas expressões poéticas no âmbito da música norte-americana” e merece a distinção por ser “um grande poeta na grande tradição poética inglesa”, justifica Sara Danius, secretária-geral da Academia Sueca, citada pela agência Lusa.

"Ele encarna essa tradição”, afirmou Sara Danius, enaltecendo uma carreira de 54 anos, em que o cantor, poeta e compositor se reinventa. Bob Dylan tem 75 anos, nasceu em Duluth, nos Estados Unidos, e o seu primeiro álbum “Bob Dylan” foi editado em 1962. “Blowing in the Wind”, “Like a Rolling Stone”, “Hurricane” e “Just Like a Woman” são alguns dos seus (muitos) sucessos.

O Prémio Nobel da Literatura, que tem um valor monetário de 822 mil euros, foi atribuído no ano passado à escritora bielorrussa Svetlana Aleksievitch. A Academia Sueca anunciou o nome de Bob Dyla no dia em que morreu o escritor italiano Dario Fo, Prémio Nobel da Literatura em 1997.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo