Página  >  Notícias  >  Ciência Viva homenageia mulheres cientistas

Ciência Viva homenageia mulheres cientistas

Depois da exposição patente no Pavilhão do Conhecimento, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica lançou o livro “Mulheres na Ciência”, que presta homenagem às mulheres cientistas portuguesas. O livro é composto por mais de uma centena de retratos de investigadoras, da autoria dos fotógrafos António Pedro Ferreira, Clara Azevedo, Daniel Rocha, José Carlos Nascimento e Luísa Ferreira.

"Este livro não esgota a participação das mulheres portuguesas que fazem ciência, mas pretende ser uma mostra do seu envolvimento na aventura do conhecimento. Convidámos investigadoras eméritas, cientistas seniores e jovens em começo de carreira e tentámos abordar o maior leque possível de áreas do conhecimento e de geografias”, refere Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva, no site da agência, que está a comemorar 20 anos de atividade.

Do livro fazem parte 103 nomes, dos quais fazem parte Alexandra Antunes, Benedita Rocha, Catarina Resende Oliveira, Deolinda Flores, Eugénia Cunha, Fátima Carneiro, Graça Raposo, Hermínia de Lencastre, Isabel P. Martins e Isabel Ribeiro, entre muitas outras dezenas de cientistas portuguesas em áreas tão diversas como a Biologia, a Matemática, a Química, as Ciências Sociais, a Geografia, a História, a Filosofia, a Engenharia ou as Ciências do Espaço.

De acordo com o site da agência (www.cienciaviva.pt), as mulheres cientistas representam 45% do total de investigadores em Portugal.

Imagem: Isabel P. Martins
Fotografia de Daniel Rocha
Fonte: www.cienciaviva.pt

 


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo