Página  >  Notícias  >  Edição extra-série, verão 2013

Edição extra-série, verão 2013

Caros leitores

Este ano, a PÁGINA de verão chega até vós em formato digital e com acesso totalmente livre. De um modo porventura paradoxal, após vinte anos de edições impressas e depois do histórico nº 200, quisemos que este período correspondesse a um momento forte de reflexão e de reafirmação pública, optando por uma edição especial, extra série e de caráter declaradamente promocional. Porque, na verdade, é preciso que a PÁGINA chegue a cada vez mais leitores, próximos ou distantes; é preciso que a PÁGINA se torne cada vez mais visível nas nossas bibliotecas, nas nossas livrarias e em postos de venda.

Concebida desde o primeiro momento como uma aposta de liberdade e cidadania, a PÁGINA faz questão de se manter viva e interventiva. Abraçamos a causa da esperança e do futuro, tentando responder por um compromisso editorial solidariamente partilhado por muitos colaboradores e amigos, cujo apoio é vital para que possamos continuar a trabalhar numa linha de denúncia, anúncio, profecia, utopia e sonho, como diria Paulo Freire. Uma linha de futuro que, por outro lado, requer um inalienável dever de memória para com todos aqueles que ajudaram a abrir caminho. Concretamente nesta edição, evocamos Óscar Lopes, uma figura marcante da nossa democracia, um investigador ilustre no campo da Linguística, um homem bom, sábio e humilde, segundo palavras de Isabel Pires de Lima. Fazemo-lo, ainda, recuperando a memória do escritor António Damião.

Somos um projeto editorial inscrito na área educacional e por isso damos sempre especial atenção aos temas pedagógicos, equacionados tanto numa perspetiva escolar como social, de acordo com uma conceção ampla de educação e de modo a acolher as interpelações de justiça e solidariedade social vindas do nosso tempo. A reflexão de Licínio Lima em torno das questões da Democracia, do Estado Social e da Educação Pública é particularmente pertinente a este respeito. Estes são, com efeito, tempos que justificam uma nova aliança pela escola pública, como lembra Almerindo Janela Afonso.

No âmbito da cultura, damos destaque ao Porto e às suas histórias, contadas de maneira especial por Júlio Couto. “Olhada há 250 anos pela Torre dos Clérigos”, a cidade do Porto tende a ser nesta altura, por ocasião da festa de São João, totalmente tomada pelos seus cidadãos, democratizando-se em ambiente de festa e de convívio popular, tão típico do espírito de verão. Enfim, os leitores têm ao dispor uma edição que, sendo extra, não quebra os princípios de exigência editorial que caracterizam a PÁGINA.

Leiam, divulguem, assinem, comprem A Página da Educação! Pela nossa parte, continuaremos a dar a cara por este projeto. Com ânimo, com empenho e com desejo de futuro. E marcamos já encontro para a entrada do outono, com a PÁGINA 201, de novo em papel.

Com votos de um verão feliz e um abraço solidário


DESCARREGUE AQUI A EDIÇÃO EXTRA-SÉRIE VERÃO 2013


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Contém 1 ficheiro em anexo:
 APaginaVerao2013.pdf

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo