Página  >  Notícias  >  Abandono escolar precoce: Portugal é o terceiro pior da UE

Abandono escolar precoce: Portugal é o terceiro pior da UE

No âmbito da apresentação da estratégia “Repensar a Educação”, a Comissão Europeia divulgou dados que colocam Portugal no terceiro pior registo relativamente ao abandono escolar precoce entre os Estados-membros da União Europeia (UE), ao atingir os 23,2 por cento em 2011. A Comissão considera, no entanto, que “o desempenho melhorou significativamente durante o período 2006-2011”, já que em 2006 este problema chegava aos 39,1%.

Ainda segundo a CE, houve também “progressos significativos” ao nível do Ensino Superior, uma vez que, apesar de o número de licenciados estar abaixo da média da UE (26,1% contra 34,6%), praticamente duplicou desde 2006. E relativamente a aprendizagem ao longo da vida, Portugal tem um desempenho superior à média da UE (11,6% contra 8,9%).

O ensino de línguas estrangeiras, a redução do abandono escolar precoce, a reestruturação do Ensino Secundário e a melhoria das competências básicas dos jovens estudantes, são as prioridades apontadas a Portugal. “É fundamental que tire o melhor proveito possível das oportunidades oferecidas pela programação dos fundos estruturais para a modernização do sistema de educação e formação”, refere a Comissão Europeia.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo