Página  >  Notícias  >  Campanha para prevenir e combater a violência contra idosos

Campanha para prevenir e combater a violência contra idosos

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Direção-Geral da Saúde vão realizar uma campanha de sensibilização para prevenir e combater a violência contra idosos. A campanha vai ser lançada no Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas (15 de junho) e faz parte do projeto Títono – um programa financiado pela DGS e desenvolvido pela APAV para alertar a sociedade para a “realidade ainda obscura” da violência contra idosos.

Segundo Maria de Oliveira, o número de processos de apoio a idosos vítimas de violência subiu 158%, de cerca de 200 (em 2000) para 749 no ano passado – “estes dados referem-se a pessoas com 65 ou mais anos. Se alargarmos às pessoas com 50 anos ou mais, teremos cerca de 950 processos de apoio”.

Este crime representa “uma situação grave, não só socialmente, como de saúde pública”, afirmou a técnica da APAV, em declarações à Lusa, acrescentando: “temos famílias nucleares a regressarem a casa dos pais e isto pode potenciar situações de tensão e de conflitos”. Além disso, há a registar furtos, burlas e homejacking. “É uma realidade que vai desde a violência doméstica a todos os outros crimes de que os idosos são alvo, na rua, em casa, em estabelecimentos, instituições”.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo